Sair
Assine
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Direito do consumidor

As mudanças no pagamento de seguros

Nova lei de 2024 exige que seguradoras detalhem relatórios e documentos ao recusar indenizações, trazendo mais transparência e segurança aos contratos de seguro

Publicado em 09 de Outubro de 2025 às 02:30

Públicado em 

09 out 2025 às 02:30
Marcelo Pacheco Machado

Colunista

Marcelo Pacheco Machado

O contrato de seguro tem uma peculiaridade. Somente acarreta a obrigação da seguradora em pagar o prêmio após a ocorrência de um sinistro. Trata-se, portanto, de uma condição. A apólice prevê a hipótese assegurada, e a indenização dependerá do adequado esclarecimento do fato e dos danos gerados.
Tanto o fato, tratado na apólice como hipótese de sinistro (ex. acidente de carro, erro profissional, doença etc.), quanto os danos decorrentes dele, precisam, portanto, de uma apuração adequada (para saber se ocorreram e quais suas consequências financeiras). Tal apuração se dá mediante a etapa da regulação e liquidação dos sinistros.
seguro de carro, seguro de residencial, seguro de vida, seguro prestamista
Seguro de carro, seguro de residencial, seguro de vida, seguro prestamista Crédito: Shutterstock
Historicamente, sempre existiu uma “caixa preta” quanto ao modo de apuração do sinistro e dos respectivos danos, por parte das seguradoras. O artigo 771 do Código Civil previa apenas a necessidade de comunicação do sinistro, logo que o segurado o saiba. Nos casos de recusa à indenização, as seguradoras se obrigavam apresentar apenas genericamente a cláusula do contrato que lhe daria ensejo, sem a necessidade de apresentar analiticamente as apurações que levaram a tanto.
A jurisprudência, então, consolidou-se no sentido de que não seria possível obrigar a seguradora a “apresentar todos os documentos obtidos no procedimento de regulação”, na medida em que tal determinação “representaria extensa exposição ao mercado do modo de apurar da seguradora e de sua parceira reguladora (know-how de ambas), arriscando ocasionar dissabores, danos morais a segurados e a terceiros beneficiários de seguro, como também dificultando sobremaneira a eficiência da regulação dos contratos de seguro” (STJ, REsp n. 1.846.502/DF).
A situação foi alterada com a lei 15.040 de 2024, a qual previu, em seus artigos 82 e 83, a obrigação da seguradora de apresentar, no caso de recusa de indenização, tanto o relatório de regulação e liquidação do sinistro, o qual passa a ser documento comum às partes, quanto “entregar ao interessado os documentos produzidos ou obtidos durante a regulação e a liquidação do sinistro que fundamentem sua decisão”.
A nova norma se alinha a princípios do Código de Defesa do Consumidor (CDC - Lei nº 8.078/1990), em especial ao Artigo 6º, inciso III, que garante ao consumidor o "direito à informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade, tributos incidentes e preço, bem como sobre os riscos que apresentem". A recusa genérica, antes permitida, feria indiretamente este princípio.
É, portanto, positiva a exigência de maior transparência para as relações de seguro, de modo a proteger os segurados de recusas indevidas e injustificadas, ampliando inclusive as oportunidades de acesso à Justiça e coibindo litígios, os quais, em muitos casos, são incentivados por um sistema que, antes, autorizava o sigilo das seguradoras relativamente aos fundamentos que – verdadeiramente – as levaram a não pagar o valor segurado.

Marcelo Pacheco Machado

É advogado, doutor e mestre em Direito pela USP. Autor de livros e artigos na área do Direito Processual. Professor em cursos de pós-graduação em todo o país. Diretor da Escola Superior da Advocacia da OAB.ES. Sócio do BKM Advogados

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Mercado absorve lançamentos em ritmo acelerado na Grande Vitória
As eleições presidenciais continuam em aberto: cadê a terceira via?
Aniversário de 80 anos de Nelson Ferlin
Nelson Ferlin celebra 80 anos com festa em família em Vila Velha

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados