O ex-prefeito da Serra Audifax Barcelos é uma das apostas do PP na corrida por uma vaga na Assembleia Legislativa em 2026. De acordo com o presidente estadual do partido, deputado federal Da Vitória, Audifax está avaliando se vai ou não disputar o pleito de 2026 e, caso o ex-prefeito decida participar do pleito, a vaga na chapa de candidatos a deputado estadual está "100% garantida".
"Audifax não pretende disputar uma vaga na Câmara dos Deputados. Se for candidato, vai ser a deputado estadual, mas está avaliando isso com a família dele", contou Da Vitória à coluna, nesta quinta-feira (16).
O tradicional político da Serra foi candidato ao governo do Espírito Santo em 2022 e ficou em quarto lugar (6,51% dos votos).
Em 2024, tentou voltar a comandar a prefeitura serrana, liderou as pesquisas de intenção de voto por um bom tempo, mas foi derrotado ainda no primeiro turno, ficando em terceiro lugar (23,96% dos votos).
O PP está federado com o União Brasil, assim a chapa vai ser composta por nomes dos dois partidos, mas com o mesmo número máximo de candidatos à Assembleia do Espírito Santo — 31, no total, e não 31 para cada sigla.
Na prática, isso faz com que não haja espaço para todos os interessados em disputar.
O presidente da Câmara de Vitória, Anderson Goggi, por exemplo, já obteve autorização do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) para sair do PP, com anuência da direção estadual do partido.
O objetivo é ficar livre para migrar para outra legenda em que possa ser mais facilmente acomodado como candidato a deputado estadual.
"Não tem fio desencapado, não tem rompimento, continuo defendendo o PP, mas é uma questão de estratégia eleitoral. Foi tudo combinado, conversado com o Da Vitória", contou Goggi, que publicou nesta quinta uma foto ao lado do presidente estadual do partido e também do presidente municipal Marcos Delmaestro.
"A federação não aumenta o número de vagas de candidatos, temos que deixar espaço para os candidatos do União também e liberar alguns nomes", resumiu Da Vitória.
Mas Audifax, como já explicitado pelo deputado federal, "está 100%" na chapa projetada, se assim quiser.
A coluna tentou contato com o ex-prefeito, mas não teve retorno até a publicação deste texto.
Alguns dos outros que devem disputar vagas na Assembleia pela federação União Progressista são os deputados estaduais Denninho Silva (União) e Marcos Madureira (PP) e o vereador de Vila Velha Doutor Hércules (PP).
O DESTINO DE GOGGI
Enquanto isso, o presidente da Câmara de Vitória ainda não decidiu para qual partido vai migrar ou a data em que deve oficializar a saída do PP, mas uma coisa é certa:
"Vou para um partido que faça parte da base do prefeito Lorenzo Pazolini", afirmou Goggi.
A coluna apurou que o destino mais provável do vereador é o Republicanos, partido do próprio Pazolini.
"Se eu me sentir confortável no Republicanos para disputar (o cargo de deputado estadual) pode ser lá, sim", confirmou Goggi.
LEIA MAIS COLUNAS DE LETÍCIA GONÇALVES
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.
