Sair
Assine
Entrar

Entre para receber conteúdo exclusivo.
ou
Crie sua conta A Gazeta
Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Leonel Ximenes

Imagem de Nossa Senhora da Penha terá 120 mil pontos de luz

Escultura tem mais de 18 metros de altura e será inaugurada neste domingo (5) na Praia da Costa, em Vila Velha

Públicado em 

01 abr 2026 às 16:35
Leonel Ximenes

Colunista

Leonel Ximenes

A imagem da padroeira do ES está na direção da Avenida Champagnat
A imagem da padroeira do ES está na direção da Avenida Champagnat Crédito: Danilo Luca Martins
Um dos símbolos mais aguardados da Festa da Penha volta a ganhar forma e luz nas areias da Praia da Costa, em Vila Velha. Com mais de 18 metros de altura e cerca de 120 mil pontos de luz, a tradicional escultura luminosa de Nossa Senhora da Penha será acesa neste domingo (5), às 19h, na direção da Avenida Champagnat, marcando a abertura oficial do oitavário, no Domingo de Páscoa.
Idealizada pelo lighting designer Mario Gallerani Jr, a escultura de luz chega à sua oitava edição consecutiva em 2026, consolidada como um dos marcos visuais e emocionais da festa, considerada a terceira maior celebração mariana do Brasil. Instalada pela primeira vez em 2019, a estrutura reúne fé, arte e tecnologia em uma composição que já se tornou tradição no calendário religioso capixaba.
A obra é formada por uma estrutura metálica tubular montada sobre um praticável, alcançando mais de 18 metros de altura, do solo até o topo da cruz acima da coroa da imagem. Inspirada na iconografia de Nossa Senhora da Penha, a escultura é construída artesanalmente com aproximadamente 120 mil pontos de luz em pixel, distribuídos milimetricamente ao longo da estrutura para formar, com precisão, a silhueta da santa.
Entre os elementos utilizados estão cordões de micro LED nas cores azul, rosa, branco frio, branco quente, ciano e vermelho, além de lâmpadas strob nas cores prata, azul, vermelho e verde, e efeitos de queda de luz em branco frio (snowing). São também utilizados Cordões de Micro Led Vermelho.Todo o processo de montagem é manual.
A iluminação da imagem, voltada para a Avenida Champagnat, cria um ponto de contemplação aberto ao público, que costuma atrair milhares de fiéis, moradores e turistas.
“O acendimento desta imagem luminosa é mais do que um gesto simbólico, é um convite para que cada pessoa se deixe iluminar por essa presença de fé e esperança. Ao contemplar Nossa Senhora da Penha, recordamos que somos chamados a ser luz na vida uns dos outros, especialmente em um tempo que pede paz, acolhimento e fraternidade”, explica o guardião do Convento da Penha, frei Gabriel Dellandrea.
A edição 2026 da festa será realizada entre os dias 5 e 13 de abril e tem como tema “Fazei de nós instrumentos da paz”, em referência ao legado de São Francisco de Assis, nos 800 anos de sua morte.

Leonel Ximenes

Iniciou sua história em A Gazeta em 1996, como redator de Esporte e de Cidades. De lá para cá, acumula passagens pelas editorias de Polícia, Política, Economia e, como editor, por Esportes e Brasil & Mundo. Também atuou no Caderno Dois e nos Cadernos Especiais e editou o especial dos 80 anos de A Gazeta. Desde 2010 é colunista. É formado em Jornalismo pela Universidade Feedral do Espírito Santo.

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem de destaque
A crise de integridade nas forças de segurança pública do ES
Imagem de destaque
Puxada de rede rende quase 1 tonelada de sardinha na Semana Santa
Imagem de destaque
Juntos há 26 anos, casal mantém parceria na vida e nas pistas de corrida

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados