Sair
Assine
Sair
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Leonel Ximenes

Barulho na Arcelor: outra grande empresa adotou medida de segurança

Forte estrondo ouvido na tarde deste domingo (17) assustou população da Grande Vitória

Publicado em 17 de Novembro de 2024 às 18:33

Públicado em 

17 nov 2024 às 18:33
Leonel Ximenes

Colunista

Leonel Ximenes

Fumaça amarela e preta que surgiu após barulho de explosão na ArcelorMittal Tubarão
Fumaça amarela e preta que surgiu após forte barulho na ArcelorMittal Tubarão Crédito: Foto do leitor
O estrondo semelhante a uma explosão ouvida em toda a Grande Vitória na tarde deste domingo (17), proveniente da área industrial da ArcelorMittal Tubarão, na Serra, não é exatamente uma novidade, embora o barulho, a fumaça e as chamas da chaminé da siderúrgica tenham assustado a população.
Nos últimos quatro anos, em pelo menos duas ocasiões a Usiminas, localizada em Ipatinga (MG), também adotou o alegado procedimento de segurança. Na primeira vez, o sinistro ocorreu há quatro anos e o segundo, em maio passado.
No dia 18 de outubro de 2020, durante o período da pandemia de Covid-19, a população de Ipatinga sofreu o impacto do barulho, levando a siderúrgica mineira a se manifestar em nota oficial.
“Durante a operação do alto-forno 1 da Usina de Ipatinga, foi necessário abrir o bleeder, uma válvula de alívio. A atividade provocou a emissão de ruído e fumaça, percebidos na área externa da usina. O evento foi rapidamente controlado. A Usiminas esclarece que se trata de uma operação especial e controlada, que está sendo monitorada. Seguindo os protocolos de segurança, as pessoas que trabalham no local foram evacuadas e retornaram ao trabalho instantes depois”, explicou a empresa.
Há seis meses, um novo estrondo, agora no alto-forno 3, provocou barulho e fumaça e levou mais uma vez preocupação à cidade do interior mineiro. A Usiminas novamente explicou o incidente, em nota oficial.
Explosão ArcelorMittal
Fumaça após o barulho de explosão na ArcelorMittal foi percebida de vários pontos da Grande Vitória Crédito: Leitor AG
“Na tarde desta terça-feira, dia 21 de maio, ocorreu uma instabilidade operacional pontual no alto-forno 3 que gerou a abertura do sistema de segurança para alívio de pressão, conhecido como bleeder. O processo gerou ruído e uma emissão visível de fumaça escura”, disse a empresa.

A EXPLICAÇÃO OFICIAL DA ARCELOR

Na tarde deste domingo (17), a ArcelorMittal Tubarão deu uma explicação oficial muito semelhante à da Usiminas para o barulho ouvido na área metropolitana da Grande Vitória.
“A ArcelorMittal, unidade Tubarão, informa que houve um blackout (falta de energia) na Usina hoje, que afetou sua Central Termelétrica. O evento gerou um barulho intenso, mas não houve vítimas. Estão sendo veiculadas por pessoas imagens em mídias sociais mostrando chamas em um dos processos que, na verdade, é um sistema de segurança chamado bleeder, que são dispositivos que realizam a queima controlada dos gases em caso de falha no sistema. Todas as medidas estão sendo tomadas voltadas à segurança das pessoas, meio ambiente e estabilidade dos processos. Os órgãos ambientais já foram informados”, disse a assessoria de imprensa da siderúrgica capixaba.
O barulho ouvido na tarde deste domingo foi tão forte que fonte da coluna que estava no Retiro do Congo, região rural de Vila Velha, ouviu a forte explosão. Houve relatos também de abalos de prédios em Vitória e na Serra.
A siderúrgica localizada na Serra disse que não houve feridos e que os órgãos de controle ambiental foram informados  do incidente.

Leonel Ximenes

Iniciou sua historia em A Gazeta em 1996, como redator de Esporte e de Cidades. De la para ca, acumula passagens pelas editorias de Policia, Politica, Economia e, como editor, por Esportes e Brasil & Mundo. Tambem atuou no Caderno Dois e nos Cadernos Especiais e editou o especial dos 80 anos de A Gazeta. Desde 2010 e colunista. E formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Espirito Santo.

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Cristiano Ronaldo
Portugal vira com gol de Cristiano Ronaldo e vai às oitavas da Copa
Motociclista morre e trânsito é interditado na Rodovia do Contorno, em Cariacica
Motociclista morre em acidente na Rodovia do Contorno, em Cariacica
Estação Central de Colatina passa por reformas desde maio deste ano.
Estação Central de Colatina será interditada a partir desta sexta-feira (3)

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados