Não basta ser de origem italiana - tem que ser de maioria capixaba. Em resumo, esta é a ideia que está movendo a chapa que será formada por descendentes de italianos no
Espírito Santo que vão concorrer ao Comitê Italianos no Exterior (Comites), organização que representa os italianos do exterior como representante diplomático-consular.
A chapa é formada por 12 membros que têm cidadania italiana e que são eleitos, de forma proporcional, para assessorar o consulado italiano do Espírito Santo/Rio de Janeiro. Outros quatro integrantes, chamados cooptados (não precisa ter a cidadania), serão indicados por associações ou por serem referência na comunidade italiana.
Entre as atribuições do Comites, está a de representar a coletividade italiana junto aos consulados, promovendo os interesses dos italianos no exterior; interpelar e favorecer aqueles que necessitam de ajuda para se situar em novo país; e manter a cultura e a memória histórica através da imigração italiana.
No total, são sete Comites (pronuncia-se cômites) em funcionamento no Brasil. Além do ES/RJ, existem os da Embaixada em Brasília e os do Rio Grande do Sul, Santa Catarina/Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Norte/Nordeste.
Existem regras para quem quer votar para os integrantes dos Comites em todo o país. O voto é enviado pelos correios. Neste ano, os cidadãos ítalo-brasileiros deverão estar com seus endereços atualizados junto ao Consulado-Geral do
Rio de Janeiro.
E existe ainda uma terceira opção: o eleitor deve preencher um formulário, com uma cópia de um documento com foto (brasileiro/italiano), e entregá-lo diretamente no consulado honorário de Vitória para se habilitar para a votação.
Thiago Roldi, vereador em
Santa Teresa e um dos futuros integrantes da chapa capixaba, destaca que desta vez não haverá chapa única, como sempre aconteceu. Ele espera que os capixabas com origem italiana se habilitem para a eleição.
“Quando concorri ao Parlamento Italiano, em 2018, recebi cerca de 2,8 mil votos no Espírito Santo, mas no Estado mais de 20 mil eleitores estariam potencialmente aptos a votar”, lembra Roldi.
Em setembro serão apresentadas as listas e as chapas. Até 3 de novembro é a data limite para as inscrições para o voto e a previsão é que as eleições sejam realizadas no dia 3 de dezembro. Cada eleitor pode dar quatro votos, desde que os candidatos sejam da mesma chapa. O mandato para o Comites é de cinco anos e não é remunerado.