Sair
Assine
Sair
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Leonel Ximenes

Deputados denunciam secretário de Saúde ao Ministério Público do Trabalho

Parlamentares acusados pelo governo do Estado de invadirem o Dório Silva representaram contra Nésio Fernandes por supostas irregularidades no hospital

Publicado em 18 de Junho de 2020 às 05:00

Públicado em 

18 jun 2020 às 05:00
Leonel Ximenes

Colunista

Leonel Ximenes Leonel Ximenes
Deputados fazem visita surpresa no Dório Silva. Da esquerda para a direita: Carlos Von, Danilo Bahiense, Lorenzo Pazolini, Vandinho Leite e Torino Marques.
Deputados que foram ao Dório Silva. Da esquerda para a direita: Carlos Von, Danilo Bahiense, Lorenzo Pazolini, Vandinho Leite e Torino Marques Crédito: Reprodução/Redes sociais
Os deputados Carlos Von (Avante), Delegado Danilo Bahiense (PSL), Lorenzo Pazolini (Republicanos), Torino Marques (PSL) e Vandinho Leite (PSDB) apresentaram nesta quarta-feira (17) uma representação no Ministério Público do Trabalho (MPT/ES) contra o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes (PCdoB). Os parlamentares pedem ao MPT que sejam adotadas ações cíveis e criminais devido às condições encontradas no Hospital Dório Silva, na Serra, na última sexta-feira (12).
Durante a visita dos deputados, considerada como “invasão” pelo governo do Estado, foram verificadas, segundo eles, irregularidades e possíveis infrações trabalhistas. Dentre elas, um panorama em que “servidores públicos ou terceirizados, colaboradores do hospital, estão sendo compelidos e obrigados a realizarem o repouso obrigatório para descanso ou alimentação, em local inadequado e inapropriado”, segundo o documento.
Esse texto é acompanhado de uma foto, segundo os deputados, enviada e denunciada pelos próprios funcionários do hospital, que mostra colegas deitados em papelões, próximos a contêineres. De acordo com o grupo parlamentar, foram obtidos relatos e provas que comprovam a suposta transgressão trabalhista.
Esta foto, em que aparecem supostamente servidores do Dório Silva descansando ao lado de contêineres, foi anexada à representação enviada ao MPT
Esta foto, em que supostamente aparecem servidores do Dório Silva descansando ao lado de contêineres, foi anexada à representação enviada ao MPT Crédito: Divulgação
Os parlamentares apontam também, a partir da foto anexada, a existência de assédio moral e a exposição a acidentes de trabalho bem como falta de zelo para com a higiene e de condições para os locais de alimentação dos trabalhadores.

O CONFRONTO GOVERNO DO ES X DEPUTADOS

A representação no MPT é mais um lance do confronto entre os deputados que inspecionaram o Dório Silva e o governo do Estado. Inconformada com o que chama de “invasão” ao hospital, a Sesa, por intermédio da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), entrou com uma queixa-crime contra os parlamentares no Ministério Público Estadual (MPES), na última segunda-feira (15).
deputado Capitão Assumção (Patriota), que ficou no estacionamento do hospital por estar com suspeita de Covid-19, também é alvo da ação da PGE.
Na noite de terça (16), o MPES instaurou Procedimento Investigatório Criminal (PIC) contra o sexteto parlamentar que alegou estar fiscalizando as condições de trabalho dos servidores do hospital e a ocupação de leitos da unidade hospitalar do Estado. O PIC é o instrumento que o Ministério Público do ES utilizará para investigar se houve ou não a prática de crimes dos deputados durante a visita ao Hospital Dório Silva.

Leonel Ximenes

Leonel Ximenes Leonel Ximenes

Iniciou sua história em A Gazeta em 1996, como redator de Esporte e de Cidades. De lá para cá, acumula passagens pelas editorias de Polícia, Política, Economia e, como editor, por Esportes e Brasil & Mundo. Também atuou no Caderno Dois e nos Cadernos Especiais e editou o especial dos 80 anos de A Gazeta. Desde 2010 é colunista. É formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem de destaque
3 receitas de peixe assado para um almoço de sábado saudável e saboroso
Acidente envolvendo caminhão deixa carro destruído em Vila Velha
Carreta perde força em ladeira, atinge dois carros e tomba em Cariacica
Aline Xavier Rodrigues, de 29 anos
Grávida morre e seis ficam feridos em acidente entre três carros na BR 101

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados