O cotidiano das nossas cidades, a cultura, a política, a economia e o comportamento da sociedade estão no foco da coluna, que também acompanha de perto as políticas públicas e suas consequências para os cidadãos

De Flávio Dino para Do Val: “Se o senhor é da Swat, sou dos Vingadores”

Ministro da Justiça ironizou senador capixaba durante audiência pública na Comissão de Segurança Pública do Senado

Vitória
Publicado em 09/05/2023 às 15h19
Flávio Dino, o
Flávio Dino, o "Capitão América", encara o senador da Swat. Crédito: Amarildo

senador capixaba Marcos Do Val (Podemos) foi o alvo da vez das ironias do ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB). Durante audiência pública na Comissão de Segurança Pública do Senado, na manhã desta terça-feira (9), o maranhense alfinetou o parlamentar capixaba.

"Se o senhor é da Swat, eu sou dos Vingadores. O senhor conhece? Capitão América, Homem-Aranha?", respondeu Dino a Do Val, arrancando risos dos demais parlamentares.

Flávio Dino Dino respondia a um questionamento do senador, que acusou o ministro de omissão durante os atos golpistas em 8 de janeiro. "Espero que o ministro seja afastado e, se possível até preso, como o ministro André Mendonça... quer dizer, do Anderson Torres, que nem no Brasil estava", disse Do Val, confundindo o ministro do STF com o ex-ministro da Justiça de Bolsonaro, que está preso desde janeiro.

Conhecido pela sua verve, o ministro prosseguiu, em tom irônico. “Essas construções mentais que o senhor faz são muito singulares e realmente não têm suporte na realidade", disse Dino.

O capixaba diz reiteradamente ser membro da Swat, unidade especial da polícia dos Estados Unidos. Segundo o jornal O Globo, Do Val serviu no 38º Batalhão de Infantaria do Exército (38º BI), na Prainha, em Vila Velha. De acordo com o portal, Do Val fundou uma empresa - o Centro Avançado em Técnicas de Imobilização (Cati) - e ofereceu cursos para agentes da Swat, Nasa, FBI, Navy Seals e Vaticano, conforme consta no site oficial do senador capixaba.

É a quarta vez que o ministro da Justiça do governo Lula vai ao Congresso a pedido de opositores do governo. A sessão, desta vez, foi convocada pelo senador Magno Malta (PL-ES).

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.