Sair
Assine
Sair
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Coluna Leonel Ximenes

Cidade do ES recupera ferrovia para volta do Trem das Montanhas

Trecho de 8,5 quilômetros está abandonado, com mata fechada e assoreado

Publicado em 15 de Julho de 2026 às 03:15

Públicado em 

15 jul 2026 às 03:15
Leonel Ximenes

Colunista

Leonel Ximenes

Máquina da Prefeitura de Viana abre o caminho para a volta do trem
Máquina da Prefeitura de Viana abre o caminho para a volta do trem PMV

Equipes da Prefeitura de Viana iniciaram os trabalhos operacionais na antiga Ferrovia Leopoldina. A prioridade atual é a limpeza e desobstrução dos primeiros 8,5 quilômetros de trilhos, que vão até o pontilhão sobre o Rio Jucu.


Quer receber as notícias publicadas pela coluna pelo WhatsApp? Então clique aqui neste link


Nesse trecho vai passar o Trem das Montanhas, se a composição turística realmente retornar após mobilização de prefeituras e do governo do Estado.


Segundo a prefeitura, esse trecho ferroviário padece de anos de abandono, com mata fechada e assoreamento. “Esta limpeza será importante para que possa ser feito um diagnóstico para avaliar o que será necessário fazer”, diz a administração municipal em nota.


“Esse é um projeto que vai muito além de recuperar os trilhos. É resgatar a nossa história, fortalecer o turismo, movimentar a economia e criar novas oportunidades para Viana", destaca o prefeito Wanderson Bueno (Podemos).

TURISMO FERROVIÁRIO

Uma comitiva do município realizou recentemente uma imersão técnica por cidades que são referência em turismo ferroviário nos Estados de São Paulo e Minas Gerais, trazendo na bagagem modelos de funcionamento e parcerias para aplicar em solo capixaba.


O grupo visitou Cruzeiro (SP), onde se reuniu com Bruno Sanches, presidente da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF). Na sequência, a equipe passou por Guararema (SP) — que opera um trem turístico de enorme sucesso, com bilheterias esgotadas até dezembro de 2026 — e São Lourenço (MG), cidade onde o trem funciona de forma sólida há 26 anos com capacidade máxima de passageiros, impulsionando fortemente o comércio local. 


A imersão serviu para entender custos de manutenção, público e alinhar as tratativas burocráticas com o governo federal e as concessionárias da malha ferroviária.


Veja Também 

Auto da Paixão de Cristo encenado no Parque Manolo Cabral, em Vitória

Homem preso por injúria racial em Vitória interpretou Jesus no Auto da Paixão

As ciclofaixas de Linhares receberam pintura especial e ficaram mais visíveis

Prefeitura no ES dá um “tapa no visual” em mais de 200 quebra-molas

Trecho da BR 101 Norte na reserva de Sooretama

Obra muito aguardada na BR 101 no ES será antecipada

Sete frentes de trabalho estão atuando na modernização da sinalização vertical da BR 101 no ES

Até agosto: a mudança na BR 101 que os motoristas vão ver de longe no ES

Imagem de destaque

Restaurante famoso de Vila Velha decide não abrir mais à noite

O Balneário Municipal tem área total de 30 mil metros quadrados

Cidade do ES vai inaugurar balneário de 30 mil metros quadrados para atrair turistas

Leonel Ximenes

Iniciou sua historia em A Gazeta em 1996, como redator de Esporte e de Cidades. De la para ca, acumula passagens pelas editorias de Policia, Politica, Economia e, como editor, por Esportes e Brasil & Mundo. Tambem atuou no Caderno Dois e nos Cadernos Especiais e editou o especial dos 80 anos de A Gazeta. Desde 2010 e colunista. E formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Espirito Santo.

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Plenário da Câmara de Presidente Kennedy
Gastos com vereadores no ES: monitorar é proteger o dinheiro público
Imagem de destaque
Tributação dos dividendos: por que médicos devem repensar sua estrutura patrimonial?
A aniversariante Giovanna Rosa e André Rosa
Giovanna Rosa celebra aniversário com festa em Vitória; veja fotos

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados