ASSINE
O cotidiano das nossas cidades, a cultura, a política, a economia e o comportamento da sociedade estão no foco da coluna, que também acompanha de perto as políticas públicas e suas consequências para os cidadãos

Bolsonaro não vem ao ES, mas manda 2 representantes em uma semana

A Gazeta mostrou na semana passada que o Espírito Santo é o único Estado da federação que não foi visitado pelo presidente

Vitória
Publicado em 17/05/2021 às 16h10
Jair Bolsonaro em reunião extraordinária de Presidentes do PROSUL (videoconferência).
Jair Bolsonaro visitou o ES, pela última vez, em 31 de julho de 2018, quando era candidato a presidente. Crédito: Marcos Correa/PR

Menos de uma semana após A Gazeta mostrar que o Espírito Santo é o único Estado da federação que não foi visitado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), dois ministros vão desembarcar no Estado nesta semana: Damares Alves (Mulher, da Família e dos Direitos Humanos) e Bento Albuquerque (Minas e Energia).

A ministra Damares vem a convite da Prefeitura de Vitória. Amiga do prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos), para quem gravou até um vídeo comemorando a eleição do deputado estadual na Capital, ela chega nesta terça-feira (18) para o lançamento da campanha Maio Laranja, no Viaduto Araceli, às 10h.

Na sequência, informa a assessoria da prefeitura, a ministra vai assistir à apresentação dos dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos sobre violência sexual contra crianças e adolescentes.

O ministro Bento e Albuquerque, por sua vez, cumprirá agendas nesta quarta-feira (19) em três municípios do Sul do Estado - Cachoeiro de Itapemirim, Castelo e Anchieta -, segundo o deputado federal Evair de Melo (PP-ES).

No roteiro, o ministro vai visitar jazidas de mármore e granito no interior de Cachoeiro e Castelo, empresas do setor e possivelmente a mineradora Samarco, em Anchieta.

Na semana passada, o repórter João Henrique Castro mostrou que o ES foi o único Estado do país que não recebeu uma visita oficial de Bolsonaro desde o começo do mandato, em janeiro de 2019. O chefe do Executivo já teve agenda, pelo menos uma vez, nas outras 25 unidades da federação, mesmo durante a pandemia de Covid-19.

BOLSONARO VENCEU OS DOIS TURNOS NO ES

Curiosamente, mesmo ignorado pelo presidente, o Espírito Santo deu a Bolsonaro uma votação expressiva nas eleições de 2018. No primeiro turno ele garantiu 54,76% da preferência do eleitorado capixaba, percentual que foi para 63,06% no segundo.

Quando ocupava o posto de deputado federal, lembra o repórter, Bolsonaro esteve algumas vezes no Espírito Santo. A última delas foi no dia 31 de julho de 2018, como candidato a presidente. Na ocasião, o então parlamentar foi recebido com festa pelos apoiadores no Aeroporto de Vitória e subiu em um caminhão ao lado de aliados políticos.

Procurada pela reportagem, a Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República não comentou os motivos de o presidente ainda não ter visitado o Estado.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Damares Alves Jair Bolsonaro Ministério de Minas e Energia Bento Albuquerque

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.