
O Pix automático, que estará vigente a partir da próxima segunda-feira, 16 de junho, é uma funcionalidade que promete facilitar ainda mais o pagamento de contas e despesas recorrentes.
Imagine que você tem uma conta de água, luz ou internet, uma mensalidade de academia ou um serviço de streaming, como Netflix ou Globoplay. Atualmente, você precisa receber o boleto para ler o código de barras ou QRCode para realizar o pagamento e, em algumas situações, como no caso dos serviços de streaming, é preciso um cadastro prévio do seu cartão de crédito para a realização dos pagamentos.
O que o Pix automático promete é justamente que a realização desses pagamentos recorrentes seja facilitada e disponibilizada como uma opção de pagamento por empresas de todos os portes.
Como vai funcionar?
É bem simples: você vai "autorizar" um pagador (a empresa de internet, a academia etc.) a fazer cobranças recorrentes na sua conta usando o Pix. É como dar uma permissão para que eles recebam o valor combinado, na data combinada, sem que você precise fazer nada a cada mês.
Nesse caso, após a autorização, você receberá um lembrete sobre o pagamento antes da cobrança, com informação de data e seu valor. Em caso de discordância, será possível realizar o cancelamento da transação até às 23h59 antes do dia da cobrança.
É seguro?
Sim, é seguro! Para evitar cobranças indevidas, você terá total controle e transparência sobre as autorizações e poderá ver quais empresas estão autorizadas a enviar as cobranças, definir o valor máximo permitido, a frequência dos pagamentos e, o mais importante, realizar o cancelamento da autorização a qualquer momento, de forma fácil e rápida, direto no seu aplicativo bancário.
Além disso, o Banco Central prevê que uma pessoa acione o chamado Mecanismo Especial de Devolução (MED) para o Pix Automático em duas situações: em caso de golpe ou de erro do banco de quem está pagando, quando, por exemplo, um pagamento cuja recorrência foi cancelada pelo usuário mas mesmo assim foi cobrado.
É gratuito?
Para o usuário que que optar por realizar os pagamentos utilizando o Pix automático, não haverá nenhuma cobrança de tarifa. Porém, o Banco Central permite que o serviço seja cobrado das empresas que desejarem disponibilizar essa modalidade de pagamento.
Quais são as vantagens?
Controle: Apesar de automático, nada será debitado sem sua prévia autorização, além de ser possível realizar o cancelamento a qualquer momento.
Praticidade: O processo de autorização e cancelamento serão mais simples, feitos diretamente pelo aplicativo bancário. Ou seja, menos cliques e menos tempo gasto.
Comodidade: Além de ter o controle na palma da sua mão, com os pagamentos feitos automaticamente, você evita atrasos e, consequentemente, a geração de multas e juros.
As empresas também vão se beneficiar com o Pix automático, pois terão mais uma forma de receber pagamentos, o que pode até resultar na geração de descontos ou promoções para os clientes.
O intuito do Banco Central é que o Pix automático facilite a vida de todos, unindo a velocidade do Pix com a praticidade dos pagamentos recorrentes.
Fique atento às novidades no seu banco e comece a aproveitar essa ferramenta que promete trazer mais tranquilidade para o seu dia a dia financeiro.
LEIA MAIS COLUNAS
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.