Isabela Castello, administradora e designer é apaixonada pelo universo criativo e pela natureza. Escreve sobre criatividade e a economia criativa com ênfase nos conteúdos sobre arte e design autoral.

Casa do Governador ressignifica espaço burocrático em nova galeria de arte

Anexo à residência oficial, o espaço que era utilizado como gabinete de reuniões do governador, foi cedido para o uso do Parque Cultural Casa do Governador

Publicado em 19/05/2025 às 13h57
Artista maranhense inaugura
A mostra “Quem Tem Medo de Bicho Pau?”, do artista maranhense Hiorlando, foi a escolhida par a estreia do espaço . Crédito: Divulgação

A Galeria Gabinete, localizada no Parque Cultural Casa do Governador, foi inaugurada na última sexta-feira. Anexo à residência oficial, o espaço, que era utilizado como gabinete de reuniões do governador, foi cedido para o uso do Parque Cultural Casa do Governador, transformando-se em um espaço de arte dedicado a receber exibições temporárias de artistas locais, nacionais e internacionais. 

A mostra “Quem Tem Medo de Bicho Pau?”, do artista maranhense Hiorlando, foi a escolhida par a estreia do espaço. A exposição é uma iniciativa do Museu Vale, do Centro Cultural Vale Maranhão e do Instituto Cultural Vale, com patrocínio da Vale e realização do Ministério da Cultura via Lei de Incentivo à Cultura. 

Estive na abertura do evento e a exposição está linda! São mais de 100 esculturas feitas pelo artista popular de Água Doce do Maranhão, que transforma madeira em bicho e bicho em encantamento. E revela nas formas e texturas um mundo onde o real e o imaginário coexistem. A curadoria é de Gabriel Gutierrez, diretor do Centro Cultural Vale Maranhão. 

Achei muito simbólico convidarem um artista popular para inaugurar a galeria, que era orginalmente, um espaço de poder. Um espaço de decisões a porta fechadas se abre para a arte popular. Esta, que durante anos, foi relegada a segundo plano, vem ganhando visibilidade e valor nos últimos anos. E é fundamental abrir espaço para a arte popular, pois esta tem um papel importante na preservação da diversidade cultural e é essencial para entender a história, a cultura e a identidade de um povo. 

A exposição permanece em cartaz até o dia 4 de julho e é aberta ao público. Para participar basta retirar o ingresso no clicando neste link.

Exposição "A Cidade Sou Eu"

"A Cidade Sou Eu"

Cidade Sou Eu
Exposição na OÁ Galeria. Divulgação
Cidade Sou Eu
Cidade Sou Eu . Divulgção
Cidade Sou Eu
Cidade Sou Eu

A OÁ Galeria inaugural, no último dia 30, a exposição "A Cidade Sou Eu", reunindo obras de dez artistas capixabas — sendo que nove deles expõem na galeria pela primeira vez. A mostra tem como objetivo repensar o cenário artístico de Vitória, por meio das produções mais recentes desses jovens artistas.

É sempre bom conhecer a produção de novos artistas e ver o que os artistas já conhecidos têm realizado, revisitando sua arte a cada nova exposição. Por isso, gosto tanto das exposições coletivas, por nos proporcionarem esse olhar. A exposição segue até o dia 4 de julho.

Tidelli lança coleção assinada por Francesco Maccapani Missoni

Nova coleção Tidelli

Cidade Sou Eu
Coleção é assinada pelo artista italiano Francesco Maccapani Missoni. Divulgação
Cidade Sou Eu
Coleção é assinada pelo artista italiano Francesco Maccapani Missoni. Divulgação
Cidade Sou Eu
Coleção é assinada pelo artista italiano Francesco Maccapani Missoni. Divulgação
Coleção é assinada pelo artista italiano Francesco Maccapani Missoni
Coleção é assinada pelo artista italiano Francesco Maccapani Missoni
Coleção é assinada pelo artista italiano Francesco Maccapani Missoni

Mais de 20 cores de cordas formam 12 estampas na nova coleção Tidelli, assinada pelo artista italiano Francesco Maccapani Missoni. Lançada durante a Semana de Arte de Miami (que reúne as maiores feiras de design e arte contemporâneos das Américas como a Art Basel Miami e a Design Miami), a coleção Pentagramma foi inspirada nas infinitas possibilidades melódicas que surgem de apenas sete notas musicais. 

A coleção é composta por quatro produtos que integram o catálogo da Tidelli, a poltrona e cadeira Quechua, o banco Oslo e o Cubo da linha Club, desenhados por Luciano Mandelli, presidente da Tidelli. Com as várias opções de estampa e de mobiliário disponíveis são possíveis 48 combinações únicas.  A nova coleção já aterrissou na Tidelli Vitória, localizada no 3º piso da Loja Stampa, que tem a exclusividade da marca no Espírito Santo

GAB conquista prêmio no A' Design Award com a Poltrona Dolomite

Poltrona Dolomite

Poltrona Dolomite
Poltrona Dolomite. Divulgação
Poltrona Dolomite
Poltrona Dolomite. Divulgação
Poltrona Dolomite
Poltrona Dolomite

A GAB, marca de design autoral liderada pela designer de mobiliário e arquiteta Gabriela Casagrande, acaba de conquistar o Bronze A’ Design Award - um dos mais prestigiados prêmios internacionais do design mundial - na categoria Furniture Design. A conquista veio com a Poltrona Dolomite, criação que expressa o equilíbrio entre a forma, função e responsabilidade ambiental.

Inspirada nas formas sinuosas da Serra Paranaense, a peça combina ergonomia e leveza visual, com estrutura de madeira tauari de origem certificada, proveniente do manejo sustentável. Fabricada por artesãos locais, a poltrona carrega a tradição da marcenaria brasileira, apoiando a economia regional e preservando transmissão de saberes manuais. 

A escolha de materiais reforça o compromisso da marca com a durabilidade e o uso consciente dos recursos naturais. O estofado, disponível em tecidos como o bouclé e linho em tons neutros, adiciona calor e textura, valorizando a experiência sensorial. A transição suave dos apoios de braço para o encosto reforça a fluidez e o conforto da poltrona, resultando em uma linha contínua e elegante.

Este texto não traduz, necessariamente, a opinião de A Gazeta.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Design Exposição

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.