Sair
Assine
Sair
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Tem sugestão ou viu erro? Envie aqui Quer mais notícias? Entre no nosso WhatsApp

Como escolher

Agora é a hora: comprar imóvel na planta ou pronto para morar?

Publicado em

16 jun 2021 às 01:59
A decisão de optar por um imóvel na planta ou pronto deve considerar, sobretudo, o momento de vida do comprador.
A decisão de optar por um imóvel na planta ou pronto deve considerar, sobretudo, o momento de vida do comprador. Crédito: Ezequiel Demaestri/Freepik
Localização. Tamanho. Quantidade de suítes. Varanda gourmet. Vagas na garagem. Lazer. Preço do metro quadrado. E por aí vai! A lista do que é ou deveria ser considerado na escolha de um imóvel é grande.
Ainda assim, nenhum destes itens se compara com a dúvida crucial que costuma pairar sobre a maioria dos clientes: é melhor comprar um imóvel no período de lançamento ou escolher uma unidade nova, que já esteja pronta?
Não tenho a resposta. Mas, asseguro que a decisão deve considerar, sobretudo, o momento de vida de cada cliente. Este é o primeiro ponto que deve ser abordado e conversado com o comprador interessado. Entender a urgência da mudança é crucial.
Adicionalmente, é preciso atentar que a opção por um imóvel na planta só pode ser apresentada se o cliente puder esperar o prazo médio de dois à três anos entre o lançamento, a conclusão da obra e a entrega das chaves.
É preciso observar também que, além deste prazo médio, pode-se acrescentar ainda um atraso de até 180 dias em relação ao prazo estabelecido em contrato. O Código de Defesa do Consumidor autoriza esse atraso para equacionar as situações relacionadas às condições climáticas e falta de recursos no período da construção.
Outro fator que deve ser considerado é que tanto o imóvel na planta quanto o imóvel pronto vão demandar obras de adaptação e instalações. E em ambos os casos o prazo de execução vai depender da necessidade de cada cliente.
O ponto de atenção aqui é a entrega do imóvel na planta. A entrega “pelada” é uma prática do mercado e, atualmente, a entrega das chaves dos imóveis na planta tem sido realizada apenas com a instalação dos pisos frios.
Portanto, o dinheiro gasto para “equipar” o imóvel não é critério de decisão. E, ainda que já tenhamos empreendimentos com unidades entregues totalmente mobiliadas e customizadas de acordo com a necessidade do cliente, isso ainda é exceção.
Um fator que pode ser destacado como uma vantagem do imóvel pronto é que não há o risco de atrasos na entrega das chaves, tão pouco o risco de o empreendimento não ser concluído, seja por algum impedimento judicial, seja por problema financeiro.
No caso do imóvel pronto, é preciso observar a necessidade de um valor de entrada de pelo menos 20% do valor total negociado.
No caso do imóvel pronto, é preciso observar a necessidade de um valor de entrada de pelo menos 20% do valor total negociado. Crédito: Freepik
Vale ponderar que as situações de falência de construtoras e incorporadoras são eventos raríssimos e, portanto, a confiabilidade no mercado e nas suas promessas de entrega dos empreendimentos é uma realidade.
Dito isso, reafirmo: a decisão deve considerar o momento de vida de cada cliente. Principalmente o fôlego financeiro. Entender a disponibilidade financeira para valores pagos à vista versus os valores financiados é um ponto chave na conversa.
Ponto chave, inclusive, para sinalizar ao cliente o potencial de valorização do imóvel. Afinal, estamos falando aqui de uma oportunidade de investimento.
Quando o comprador adquire um imóvel na planta, ainda em fase de lançamento, geralmente há a opção de financiamento com a própria incorporadora, com parcelas reduzidas até a entrega das chaves com reajuste pelo Índice Nacional de Custo de Construção.
Neste caso, vale sinalizar que após a conclusão das obras, o cliente terá que dispor de recursos financeiros para quitação do valor residual à vista, ou terá ainda que viabilizar um novo financiamento, agora, junto à uma instituição financeira.
Olhando o potencial de valorização, a opção do imóvel na planta tem vantagem considerável. Durante o período de obras, é comum a valorização entre 20% e 50% do valor do metro quadrado. Este é um dos motivos que torna o imóvel na planta uma opção atraente para investidores no geral.
No caso do imóvel pronto, é preciso observar a necessidade de um valor de entrada de pelo menos 20% do valor total negociado. O restante pode ser viabilizado pelo financiamento junto à uma instituição financeira.
Nesse caso, o cliente não se beneficia com a valorização do imóvel relativa ao período da construção, pois, em tese, ele já está pagando uma tabela de preços que foi reajustada gradativamente durante as obras.
Resumo: quem não tem urgência para mudança, pode comprar um imóvel na planta e se beneficiar da sua valorização durante as obras. Já quem vive de aluguel e precisa devolver o imóvel ao proprietário, tende a preferir o imóvel já pronto para morar.
Cabe ao "Corretor 4.0" identificar as necessidades do seu cliente e exercer o seu papel de educador financeiro na orientação da melhor tomada de decisão.
Link copiado com sucesso

Guilherme Machado

Guilherme Machado
Veja vídeo

Incêndio em vegetação destrói área equivalente a 4 campos de futebol em Aracruz

Geizy Gomes

TV Gazeta Sul / [email protected]
Geizy Gomes
Resgatada

Baleia fica presa em rede de pesca em Marataízes, mas tem final feliz

Geizy Gomes

TV Gazeta Sul / [email protected]
Geizy Gomes
Tráfico

Homem é preso com quase 3 kg de maconha e material para embalar drogas em Linhares

Geizy Gomes

TV Gazeta Sul / [email protected]
Geizy Gomes
Trânsito

Acidente entre dois carros deixa 4 feridos na Rodovia do Sol em Anchieta

Link copiado com sucesso

Geizy Gomes

TV Gazeta Sul / [email protected]
Geizy Gomes
De uso restrito

Investigado por violência doméstica é preso com arma em Presidente Kennedy

Link copiado com sucesso

Geizy Gomes

TV Gazeta Sul / [email protected]
Geizy Gomes
Em Itapemirim

Motociclista é flagrado com drogas escondidas em capacete no ES

Carol Leal

Carol Leal
Violência contra a mulher

Idoso de 79 anos é preso por manter a esposa em cárcere privado no ES

Ana Muniz

Ana Muniz
Feminicídio

Mulher morta e enterrada dentro de casa no ES será sepultada em MG

Link copiado com sucesso

Carol Leal

Carol Leal
Estradas

Novo trecho duplicado da BR 101 em Anchieta será liberado no sábado

Link copiado com sucesso

Estefany Benachio

Estagiária / [email protected]
Estefany Benachio
Em Viana

Homem de 38 anos é preso suspeito de estuprar filha e enteada no ES

Link copiado com sucesso

Lucas Gaviorno

Estagiário / [email protected]
Lucas Gaviorno

RECOMENDADO PARA VOCÊ

Maguinha Malta durante a Convenção Estadual do PL. Ao seu lado, o ex-prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini

PL oficializa candidatura de Maguinha ao Senado e apoio a Pazolini para governo do ES

Maguinha Malta durante a Convenção Estadual do PL.

"Evaguinha": Maguinha admite fazer campanha casada com Evair para o Senado

Ronival Moreira de Jesus, Ruan Moreira da Luz e Valdomiro Moreira de Jesus eram os trabalhadores que morreram no acidente

Pai, filho, tio e empresário: quem eram as 4 vítimas da tragédia em Cariacica

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados