A coluna traz uma análise do mercado automotivo, com tendências do segmento, panorama, dicas e orientações. Tem como público-alvo o cliente que compra carro, quer trocar de veículo ou quer tirar dúvida sobre a manutenção desse bem, além de leitores apaixonados pelo tema. O perfil nas redes sociais é @gabrieldeoliveirapersonalcar

Clonagem de carro zero: você sabia que esse golpe também acontece?

Um dos maiores problemas do setor automotivo é a clonagem, que tem, inclusive, chegado aos modelos que mal saíram da fábrica

Vitória
Publicado em 21/07/2022 às 01h59
 Clonagem de carro zero quilômetro também existe
A clonagem é um dos problemas mais recorrentes no mercado automotivo. Crédito: Shutterstock

Parece mentira, piada ou qualquer outra coisa, mas não é.

Apesar de ser maravilhoso por ser relacionado a sonhos, realizações pessoais, dentre várias outras situações positivas, infelizmente, o setor automotivo ainda carrega um peso muito grande e situações negativas. Algumas, até já abordei em colunas anteriores, como a falta de transparênciaveículos com hodômetro adulterado, dentre vários outros problemas.

Um dos problemas mais recorrentes é a clonagem. Para quem não sabe, um veículo clonado é quando os dados de um veículo já existente são copiados com falsificação, inclusive do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) e até mesmo da Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV).

Como se já não bastasse o mercado, profissionais e você, consumidor, terem de lidar com esse problema no mercado de usados, agora os criminosos têm o preparo e a audácia de clonarem carros zero quilômetro.

Até o último domingo (17), dia em que este texto foi escrito, mais de R$ 1 bilhão de reais já haviam sido gerados de prejuízo, segundo a Polícia Civil do Piauí, onde foi descoberto o caso.

Contudo com comunicação, interação e união existe uma solução viável que poderia diminuir a facilidade para esses esquemas, ou no mínimo, desburocratizar o dia a dia.

Estou falando de unificação do sistema e metodologia de trabalho e de regras para execução de serviços dos Detrans de todos os Estados.

Você sabia que as regras de transferência de um carro aqui no Espírito Santo pode não ser exatamente a mesma regra de outro Estado?

Aqui no Espírito Santo o sistema está bem informatizado e avançado nesse sentido. Por outro lado, a título de exemplificação, na última semana, precisei realizar a transferência de um veículo adquirido no Paraná e por lá, ainda usam toda a documentação para executar a transferência, no papel.

Os próximos capítulos dessa história absurda, de clonagem de carro zero, ainda não sei dizer, mas tenho certeza de que, enquanto as autoridades competentes não se precaverem e pensarem em estar à frente desses hackers criminosos, você, consumidor, continuará sofrendo com situações como essas.

Vamos torcer para que isso mude o mais rápido possível.

Este texto não traduz, necessariamente, a opinião de A Gazeta.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Carro Zero Zero km lançamentos de carros 2022 Lançamentos de Carros 2022 no Brasil

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.