A coluna traz uma análise do mercado automotivo, com tendências do segmento, panorama, dicas e orientações. Tem como público-alvo o cliente que compra carro ou moto, quer trocar de veículo, quer tirar dúvidas sobre fazer a manutenção desses bens e também de leitores apaixonados pelo tema. O perfil nas redes sociais é @gabrieldeoliveirapersonalcar

Os 3 golpes mais comuns na hora de comprar ou vender um carro

Com o aumento das vendas de veículos usados ou seminovos, naturalmente um risco também aparece: a atuação de golpistas

Vitória
Publicado em 13/01/2022 às 02h00
Compra de carro pela internet
É importante saber distinguir quais são os três tipos de golpes mais comuns no mercado para evitar cair neles. Crédito: Shutterstock

Com a falta de insumos dentro das linhas de produção das montadoras, muitas tiveram que fazer paradas em suas fábricas para aguardar a chegada dessas peças ou dar preferência a certos modelos ou versões com maior saída, para conseguir abastecer o mercado.

No entanto, isso não foi o suficiente, já que a pandemia também provocou uma procura maior por carros como meios de locomoção. Sendo assim, uma das formas que muitos encontraram para não aguardar tanto na fila de espera foi buscar o mercado de seminovos e usados. E aí, com essa alta procura, também surgem os oportunistas e golpistas.

E para evitar que isso aconteça com você na hora de comprar ou vender um carro, já que estão sendo investidos um sonho e uma quantidade de dinheiro ou financiamento altos, é importante saber distinguir quais são os três tipos de golpes mais comuns no mercado. Com isso, as chances de você cair nesse tipo de armadilha, com certeza, diminuirão bastante.

  1. A Gazeta - 714r3egh
    01

    Carros anunciados com preço abaixo do mercado

    Quando um veículo está anunciado com um preço muito abaixo do valor médio de mercado é quase garantido que esse veículo apresenta problemas disfarçados por quem está efetuando a venda ou que se trata de um golpe para roubar dinheiro. Por isso, sempre desconfie de anúncios de carros com valor muito abaixo do preço médio de mercado do modelo. E nunca faça nenhum tipo de depósito de sinal de compra.

  2. A Gazeta - hj05cq
    02

    Golpe do boleto falso

    Na minha visão, esse é o golpe mais sério e grave. A pessoa tem um veículo financiado, entra em contato com o banco responsável pelo financiamento por meio do 0800 do banco e solicita o boleto de quitação do financiamento. De alguma maneira, a quadrilha de golpistas consegue acesso a isso, envia um boleto falso para o cliente, que faz o pagamento. Porém, esse valor não vai para o banco e sim para os bandidos. Como atuo no segmento automotivo, vi vários casos como esse acontecerem em 2021. A orientação que passo para não cair nesse tipo de golpe é, ao solicitar esse boleto de quitação, já se informar com o atendente como conferir a veracidade do boleto. Além disso, faça essa mesma pesquisa no site da instituição financeira em questão.

  3. A Gazeta - b5x6mj96m
    03

    Código de aplicativo de mensagens

    Apesar de manjado, esse golpe continua acontecendo. O golpista fica atento no site de anúncios e, ao ver um novo anúncio de venda de veículo, faz contato com o anunciante se passando por um funcionário do site. Ele diz que vai solicitar um código de confirmação do anúncio e que se essa confirmação não ocorrer ele será excluído. Na verdade, o golpista está com o número de WhatsApp da pessoa, tentando acessar a conta do aplicativo da pessoa. Ao tentar entrar o aplicativo de mensagens, ele solicita o código que o proprietário da conta recebe via SMS. Se a pessoa não ficar atenta, acaba enviando esse código para o bandido, que invade essa conta de WhatsApp e faz contato com as pessoas conhecidas da vítima para solicitar dinheiro se passando por ela. A dica é nunca enviar nenhum código, nenhuma empresa de anúncios on-line faz esse tipo de solicitação.

Este texto não traduz, necessariamente, a opinião de A Gazeta.

A Gazeta integra o

Saiba mais
carros Mercado Automotivo Seminovo Carro Usado Comprar Carro

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.