É Fisioterapeuta, acupunturista e especialista em avaliação e tratamento de dor crônica pela USP. Entende a saúde como um estado de equilíbrio para lidar com as adversidades da vida de forma mais harmônica

Não dê água com açúcar, ensine a respirar

Ao analisar de uma maneira mais física e orgânica, vemos que a respiração consciente e controlada reduz o estresse, melhora o sistema imunológico, reduz a insônia, além de evitar a depressão e o deficit de atenção

Publicado em 14/12/2020 às 05h00
Atualizado em 14/12/2020 às 05h02
Mulher aplicando a técnica de respiração para buscar a calma e reduzir a ansiedade
A respiração consciente é a base das técnicas de meditação e nos traz de volta para a atenção plena no momento presente. Crédito: fizkes/Shutterstock

Respirar para acalmar, para se reconhecer, para funcionar melhor, para não pirar. A importância da respiração atinge algo além da oxigenação dos tecidos, pois visa equilibrar o ritmo de todas as funções do corpo. Existem muitos fatores bioquímicos envolvidos no ato da respiração, mas o oxigênio tem seu lugar, garantimos vida.

Pensando na vida como algo maior que somente a existência, se faz necessário enxergá-la com a possibilidade de qualidade e isso começa pela respiração consciente. A respiração consciente é a base das técnicas de meditação e nos traz de volta para a atenção plena no momento presente, onde nos reconhecemos em nossa intimidade e encontramos nosso espaço interno a cada inspiração. Respirando fazemos e damos sentido.

Ao analisar de uma maneira mais física e orgânica, vemos que a respiração consciente e controlada reduz o estresse, melhora o sistema imunológico, reduz a insônia, além de evitar a depressão e o deficit de atenção. Toda essa cura se dá através da regulação e modulação do nosso sistema nervoso autônomo, aquele que atua de forma independente dos nossos comandos nos sistemas vegetativos, como digestão, batimentos cardíacos e temperatura do corpo, por exemplo. Controlando a respiração enviamos sinais para o cérebro, que diminui a frequência cardíaca, regula a digestão e controla a liberação do cortisol, promovendo sensação de calma.

Existem diversas técnicas respiratórias e estas associam muitas vezes orientações sobre inspirações profundas, fortes e direcionadas, a pressurização do ar, as expirações longas exaladas pela boca, muitas vezes com sons guturais ou mantras. Cada recomendação tem seu objetivo e todos os objetivos permeiam acalmar o sofrimento que o estresse permanente e repetitivo pode provocar.

Não respiramos a cada vírgula, não pausamos a cada ponto, não repousamos nas reticências. Passamos o olho rapidamente a cada capítulo, deixamos de contemplar a história que é a vida. Para ler este livro, respirar é essencial. Acalma mais que água com açúcar e é mais saudável. Diminuir o estresse e encontrar seu espaço interno em uma sociedade tão acelerada é um desafio possível. É o  respeito ao seu biorritmo e te transporta a novos ares. Respirar é saúde e nos dá novo folego.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.