Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Adrieli Borsoe

Aqui doeu, aqui curou: o processo de cicatrização do corpo

Cicatrização é migração e mudança, crescimento e amadurecimento, organização e conexão. Vem a partir do ferimento e ressignifica, força a mudança, dá novo nome

Publicado em 21 de Fevereiro de 2022 às 02:00

Públicado em 

21 fev 2022 às 02:00
Adrieli Borsoe

Colunista

Adrieli Borsoe Adrieli Borsoe
De acordo com Adrieli Borsoe, temos na cicatriz a confirmação de que feridas saram
De acordo com Adrieli Borsoe, temos na cicatriz a confirmação de que feridas saram Crédito: Shayne/Freepik
Temos na cicatriz a confirmação de que feridas saram. E as marcas ficam, para lembrar que após a dor houve cura e que apesar do sofrimento, sobrevivemos. O processo cicatricial é comum a todas as feridas, independe do agente que a causou. A cicatrização é dividida em fase inflamatória, proliferação ou granulação e remodelamento ou maturação.
Na fase inflamatória, que ocorre logo após a lesão, marca o primeiro momento onde devemos parar de sangrar e começa o processo de coagulação. É uma reunião de plaquetas que convidam neutrófilos por um processo que se chama quimiotaxia e que se assemelha a uma migração por atração com muita química.
Nessa reunião, também se agregam os macrófagos em 48-96 horas depois e ajudam os neutrófilos até que os fibroblastos cheguem para acelerar esta, que parece uma longa rave com células afins.
Em quatro dias após a lesão, começa a fase proliferativa e o resultado da reunião implica em crescimento de uma nova barreira protetora e dos caminhos sanguíneos que são importantes para a cicatrização.
Na fase de remodelamento ocorre o depósito de colágeno e nesta fase há grande importância, pois deve acontecer de forma organizada para manter a função de conexão e conseguir receber tensão nos tecidos.
Cicatrização é migração e mudança, crescimento e amadurecimento, organização e conexão. Vem a partir do ferimento e ressignifica, força a mudança, dá novo nome.

Adrieli Borsoe

Adrieli Borsoe Adrieli Borsoe

É Fisioterapeuta, acupunturista e especialista em avaliação e tratamento de dor crônica pela USP. Entende a saúde como um estado de equilíbrio para lidar com as adversidades da vida de forma mais harmônica

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Flávio Bolsonaro foi para os Estados Unidos depois de perder as eleições
Veja linha do tempo: da fuga de Flávio até a divulgação da carta golpista
Sede da Apex Empresarial, em Vitória
Apex pede exclusão de mais de 50 empresas em processo de recuperação judicial
Post com retratação determinada pela Justiça foi publicado no perfil da advogada Roberta Bravim
Advogada do ES é obrigada pela Justiça a se retratar após incentivar demissão por voto

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados

Fale com a gente

Escolha o canal de sua preferência para assinar A Gazeta ou tirar dúvidas.