Bastidores e informações exclusivas e relevantes sobre os negócios e a economia do Espírito Santo

Startups do ES selecionadas para programa de imersão na Alemanha

Capixabas estão entre as dez empresas brasileiras selecionadas para participar do concorrido programa Brazilian Indtechs in Germany. Foco é inovação para a indústria

Publicado em 24/02/2023 às 15h13

Actiz e Dersalis, startups capixabas, estão entre as dez empresas brasileiras selecionadas para participar do concorrido programa Brazilian Indtechs in Germany (BiG). O objetivo é mergulhar os empreendedores brasileiros no mercado de inovação alemão (um dos mais desenvolvidos do planeta), gerar conhecimento, valor e negócios, é claro. A chamada é uma iniciativa da Embaixada do Brasil em Berlim, com apoio do Programa de Diplomacia da Inovação e Goldbach Consultoria e Participações. O Findeslab, hub de inovação da Federação das Indústrias do Espírito Santo, é um dos co-organizadores.

A Actiz, empresa de Vila Velha com atuação em nove países, criou uma plataforma de controle e gestão voltada para laboratórios. Hoje, o sistema da Actiz já é adotado por indústrias alimentícias, cimenteiras, químicas e petroquímicas. A Dersalis, de Vitória, desenvolveu uma solução para gerenciar cansaço e outros tipos de estresse do trabalhador ao longo da jornada de serviço. A empresa já recebeu aportes externos e tem gigantes, casos de Vale, Suzano e Shell, como clientes.

Os critérios usados para selecionar as dez indtechs (termo criado para empresas que desenvolvem soluções de base tecnológica que contribuem para o desenvolvimento da indústria) foram: viabilidade de internacionalização; grau de adesão do produto ou solução proposta às demandas da indústria; e a qualificação, experiência e dedicação prevista dos profissionais da empresa. As empresas selecionadas passarão pelos seguintes estágios: capacitação, missão, acompanhamento e divulgação. Agora em abril, os executivos irão para a Alemanha participar da feira de Hannover (uma das maiores do mundo em inovações para a indústria), de cursos e visitar uma série de potenciais clientes alemães. Eles irão conhecer a fábrica da Phoenix Contact, em Blomberg, referência em implantação de tecnologias da indústria 4.0.

Todo o pacote é custeado pelo BiG. O programa não prevê a injeção de recursos nas startups, a ideia é que a rede de contatos estabelecidas nas visitas que farão na Alemanha possibilite o fechamento de contratos e até parcerias mais firmes, como a formação de sociedades.

Além do Findeslab, participam da iniciativa o hub alemão Next Mannheim, ArcelorMittal, Phoenix Contact, Sebrae/ES e a Mobilização Capixaba pela Inovação/Fapes.

Hub - tecnologia - internet
Crédito: Carlos Alberto

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.