Sair
Assine
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Economia

Samarco marca data para anunciar retomada de 100% e investimento bilionário no ES

Desde o final de 2015, logo após o rompimento da barragem de Mariana, em Minas Gerais, que a Samarco não opera na plena capacidade

Publicado em 20 de Outubro de 2025 às 03:00

Públicado em 

20 out 2025 às 03:00
Abdo Filho

Colunista

Abdo Filho

Usina de produção de pelotas de minério de ferro da Samarco, em Anchieta
Usina de produção de pelotas de minério de ferro da Samarco, em Anchieta Crédito: Fernando Madeira
A Samarco marcou a data para anunciar a retomada de 100% de sua capacidade e para detalhar o investimento bilionário (mais de R$ 3 bilhões) que será feito em Anchieta na reforma completa das duas usinas de pelotização mais antigas: dia 4 de dezembro. O governador Renato Casagrande foi convidado para o evento neste final de semana, durante o Pedra Azul Summit, organizado pela Rede Gazeta.
O martelo final será batido na reunião do conselho de administração da mineradora, no começo de novembro, mas os executivos da empresa já tratam a definição como líquida e certa: "está 99% certo, falta apenas formalizar", disse, em reserva, um alto funcionário da Samarco. Vale e a australiana BHP são as donas da Samarco.
Desde o final de 2015, logo após o rompimento da barragem de Mariana, em Minas Gerais, que a Samarco não opera na plena capacidade. A retomada foi iniciada em dezembro de 2020, quando foi religada a quarta pelotizadora, a mais nova e produtiva de todas, inaugurada em 2014. Em 2024 foi acionada a terceira, chegando a 60% da capacidade total, que é de 27 milhões de toneladas por ano.
O objetivo é que tudo esteja pronto e funcionando em 2028. Trata-se de uma importante notícia para a economia do Espírito Santo, principalmente para a do Sul do Estado.

Abdo Filho

Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal do Espirito Santo, ingressou na Rede Gazeta em 2005, como estagiario de Entretenimento e Cursos & Concursos. Entre 2007 e 2015, foi reporter da CBN Vitoria e da editoria de Economia do jornal A Gazeta. Depois, assumiu o cargo de macroeditor de Politica, Economia e Brasil & Mundo, ja no processo de integracao de todas as redacoes da empresa. Em 2017, tornou-se Editor de Producao e, em 2019, Editor-executivo.

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Hambúrgueres da Copa da lanchonete Foodies, em Vitória
Restaurantes do ES criam de hambúrguer a gelato para torcer pelo Brasil
3 dicas de maquiagem para curtir os jogos do Brasil no Mundial.
3 dicas de maquiagem para curtir os jogos do Brasil no Mundial
Imagem BBC Brasil
Com Neymar, Panini lança pacote atualizado de figurinhas da Copa: o que a matemática diz sobre as chances de completar o álbum

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados