Bastidores e informações exclusivas e relevantes sobre os negócios e a economia do Espírito Santo

Quatro empresas se apresentam para projeto de dessalinização no ES

O objetivo é chegar ao melhor modelo para a conversão de água do mar com capacidade para abastecer parte da Grande Vitória e as regiões de Anchieta e Aracruz

Publicado em 12/03/2024 às 19h15
Estação de tratamento de água da CESAN em Vila Velha
Estação de tratamento de água da Cesan, em Vila Velha. Crédito: Divulgação/Cesan

Quatro empresas apresentaram a intenção de elaborar o projeto de viabilidade técnica e econômica da usina de dessalinização que o governo do Estado pretende tirar do papel: a espanhola de capital sul-coreano GS Inima, e as brasileiras Infraway, Hidrostudio e Promulti. Técnicos da Cesan e da Secretaria de Desenvolvimento analisam, nos próximos dias, se as companhias estão habilitadas para a prestação do serviço. Caso estejam, terão seis meses para apresentarem os estudos.

O objetivo é chegar ao melhor modelo para a conversão de água do mar em água potável com capacidade para abastecer parte da Região Metropolitana da Grande Vitória e as regiões de Anchieta e Aracruz. O edital do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), lançado em 9 de fevereiro, é um desdobramento da Manifestação de Interesse Privado (MIP), protocolada, em dezembro passado, pela GS Inima, que é uma gigante do setor. Feita a escolha do melhor projeto, serão mais seis meses para as audiências públicas e para a análise do Tribunal de Contas do Estado. Feito isso, o leilão para a concessão da usina de dessalinização do Estado será feito pela B3, em São Paulo. A previsão é de que isso aconteça no final do primeiro semestre do ano que vem

A ideia é que a usina tenha capacidade para converter 1,1 mil litros por segundo, o suficiente para abastecer, com água potável, 550 mil pessoas, portanto, uma cidade do tamanho da Serra, a maior do Espírito Santo. Ainda não se sabe onde a unidade será construída. Estima-se que o investimento fique na casa dos R$ 500 milhões.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.