Bastidores e informações exclusivas e relevantes sobre os negócios e a economia do Espírito Santo

Programa para atrair investimento privado para os municípios do ES sai do papel

Venda Nova é a primeira cidade do Estado a colocar na rua uma licitação dentro do Programa ES Inteligente, que visa atrair capital privado para a prestação de serviços que são de utilidade pública

Publicado em 13/05/2025 às 17h29
Município de Venda Nova do Imigrante, na Região Serrana do Espírito Santo
Município de Venda Nova do Imigrante, na Região Serrana do Espírito Santo. Crédito: Divulgação/Prefeitura de Venda Nova

O Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) publicou edital para o leilão de uma parceria público-privada (PPP) para modernizar a infraestrutura urbana de Venda Nova do Imigrante, na região Serrana do Estado. É a primeira cidade do Estado a colocar na rua uma licitação dentro do Programa ES Inteligente, que visa atrair investimentos privados para a prestação de serviços que são de utilidade pública. Outras 26 cidades estão na fase de estruturação.

No caso de Venda Nova, a PPP montada em parceria com o Bandes e com o Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC) visa a substituição de 2,8 mil pontos por luminárias LED, implantação de 40 km de fibra óptica para interligar equipamentos e serviços públicos, 18 pontos de acesso gratuito à internet para a população, a conexão 44 prédios públicos e a instalação 42 câmeras de segurança em toda a cidade. Além disso, está no pacote a instalação e operação de uma microusina solar fotovoltaica com potência de 750 kilowatt-pico (kWp), que fornecerá energia para os prédios municipais

A empresa que levar o leilão será responsável pela concessão das estruturas ao longo de 25 anos. As propostas podem ser entregues até o dia 10 de junho.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.