Bastidores e informações exclusivas e relevantes sobre os negócios e a economia do Espírito Santo

Plano estratégico do agro prevê 50 mil propriedades sustentáveis no ES

Trata-se da meta mais ambiciosa dentro do Pedeag 4, lançado, nesta quarta-feira (20), no Palácio Anchieta. O objetivo é estabelecer uma rota de longo prazo para o agro capixaba

Publicado em 20/12/2023 às 17h31
Agronegócio
Crédito: Carlos Alberto

Foi lançado, na tarde desta quarta-feira (20), o Pedeag 4 (Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba). Um trabalho de longo prazo, o horizonte vai até 2032, feito por meio de uma parceria entre setor produtivo e governo do Estado. São várias as metas, mas a mais ambiciosa é ter 50 mil propriedades com currículo de sustentabilidade, no Espírito Santo, em dez anos. Hoje, não chegam a cinco mil.

"Quem quiser estar inserido no mercado, tem que adotar as melhores práticas sociais, ambientais e de governança. Hoje já é assim e a régua vai ficar ainda mais alta daqui para frente, por isso, estabelecemos essa meta no Pedeag. Os nossos produtores, para terem sucesso nos mercados interno e externo precisam adotar as melhores práticas, não é bondade, é capitalismo", explicou Michel Tesch, subsecretário de Estado da Agricultura e um dos formuladores do Pedeag.

São consideradas propriedades sustentáveis as que adotam práticas como: eficiência da produtividade, gestão de custos e receitas, rastreabilidade, gestão de resíduos, uso de equipamentos de segurança, acesso à educação e saúde. "São regras básicas, mas que muitas vezes não são cumpridas. Cada vez mais os compradores, principalmente os estrangeiros, estão observando isso. Chegar a essas 50 mil propriedades é a meta mais ambiciosa", assinalou Tesch.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Agronegócio Economia Espírito Santo ES Sul ES Norte Agricultura familiar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.