Bastidores e informações exclusivas e relevantes sobre os negócios e a economia do Espírito Santo

Diversificação: Portocel faz primeiro embarque de celulose solúvel

Terminal portuário de Aracruz está expandindo a atuação e abrindo espaço para cargas de terceiros. Porto já movimenta rochas e pretende ir além

Publicado em 03/07/2022 às 04h30
Porto
Crédito: Carlos Alberto

Na noite de sexta-feira (1º), Portocel, porto da Suzano e da Cenibra, deu um importante passo rumo à ampliação do negócio envolvendo carga de terceiros. Foram embarcados 3,9 mil toneladas de celulose solúvel produzida pela LD Celulose, fábrica de R$ 5 bilhões recentemente inaugurada em Indianápolis, no Triângulo Mineiro. Embora seja celulose, o produto nada tem a ver com o negócio dos sócios do terminal localizado em Barra do Riacho, Aracruz.

A LD é uma joint venture entre o grupo austríaco Lenzing e a brasileira Duratex. O material embarcado no terminal capixaba será enviado às unidades do grupo europeu. O produto veio pela Ferrovia Vitória-Minas, em 62 vagões. Para receber essa nova carga, Portocel investiu R$ 38 milhões na ampliação do ramal ferroviário que chega até o porto e na construção de uma cobertura sobre parte dos trilhos na proximidade dos armazéns.

“A parceria com a LD Celulose está em linha com a nossa estratégia de atrair novos clientes e serviços e fortalecer nosso posicionamento como opção logística diferenciada”, disse Alexandre Mori, executivo de Operações de Portocel. O terminal, construído para exportar a celulose produzida por Aracruz Celulose (hoje Suzano) e Cenibra, está abrindo espaço para carga de terceiros. Além da LD, empresas de rochas ornamentais exportam sua produção por ali. Diante do sério gargalo logístico enfrentado pelo Estado e pelo país, a ideia dos donos do terminal é ampliar a carteira de clientes. Necessitados não faltam.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.