Bastidores e informações exclusivas e relevantes sobre os negócios e a economia do Espírito Santo

Aracruz é a nova fronteira dos centros de distribuição no ES

Investidores, locais e de fora, já estão mapeando e adquirindo áreas principalmente nas proximidades de Barra do Riacho, região que concentra grandes investimentos portuários

Publicado em 20/03/2024 às 03h50
Navio
Atividade portuária em Aracruz, Norte do Espírito Santo. Crédito: Carlos Alberto Silva

A construção de centros de distribuição triple A, os melhores do mercado, explodiu na Grande Vitória nos últimos anos. A garantia de que os incentivos fiscais concedidos pelo governo estadual se manterão como estão, muito atrativos, até 2032 empurraram o setor. Cariacica, Serra e, mais recentemente, Viana estão puxando a fila. Hoje, estão mapeados 700 mil m² em construção, um aporte de R$ 2 bilhões, quase tudo na Região Metropolitana.

Aos poucos este eixo começa a se movimentar em direção ao município de Aracruz, Norte do Espírito Santo. Investidores, locais e de fora, já estão mapeando e adquirindo áreas principalmente nas proximidades de Barra do Riacho, onde estão Portocel, Jurong, o porto que a Imetame vai inaugurar em meados de 2025 e a área de mais de 500 mil metros quadrados que começará a ser desenvolvida pela Vports muito em breve. A Suzano também está ali perto, assim como a ZPE (Zona de Processamento de Exportações) que o Grupo Imetame já está autorizada a tirar do papel. Este conjunto de atividades industriais e logísticas vai mudar a realidade econômica de toda aquela região (e também do Estado) e atrairá investimentos pesados em estruturas de armazenagem e logística.

Os investidores já estão atrás das oportunidades e os investimentos virão. O poder público será muito demandado e precisa estar pronto para dar respostas ágeis. sob pena de haver um estrangulamento.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.