Repórter / jafonso@redegazeta.com.br
Publicado em 2 de julho de 2025 às 10:45
O mês de julho deve ser de temperaturas abaixo da média e chuvas no Espírito Santo, segundo a empresa de meteorologia Climatempo. E as mudanças no clima começam já nesta quinta-feira (3), em todo o Estado, devido à passagem de uma frente fria pelo litoral da Região Sudeste, conforme o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).
A Climatempo divulgou um mapa que mostra a tendência do clima para julho deste ano (veja abaixo). Devido ao excesso de nebulosidade, o Espírito Santo aparece todo na área que indica temperatura um pouco abaixo da média, ou seja, deve fazer mais frio do que o normal.
Já com relação às chuvas, elas devem ter volume um pouco acima da média do Estado durante o mês de julho, devido à frequente passagem das frentes frias pela costa do Sudeste.
Até o próximo domingo (6), segundo a Climatempo, a chuva será frequente, podendo ocorrer com moderada a forte intensidade durante algumas horas consecutivas, mas a chance de raios é baixa. Por isso há grande preocupação com grandes acumulados de chuva nas encostas, o que pode gerar deslizamentos. As cidades litorâneas podem ter transtornos como alagamentos e também transbordamento de córregos. A estimativa do volume de chuva que poderá ser acumulado até o dia 4 de julho no Estado é de 50 mm a 100 mm no litoral capixaba e em cidades da Região Serrana.
Segundo o Incaper, a próxima quinta-feira será marcada por mudanças nas condições do tempo em todo o Espírito Santo. A passagem de uma frente fria pelo litoral da Região Sudeste favorece o aumento da instabilidade atmosférica sobre o Estado, contribuindo para o avanço de áreas de nebulosidade.
Há possibilidade de chuva fraca ao longo do dia em grande parte do território capixaba. A ocorrência de precipitação será mais frequente nas regiões Sul, Serrana e Metropolitana, enquanto nas regiões Norte e Noroeste as chuvas devem ocorrer de forma pontual e com menor intensidade.
As temperaturas diurnas tendem a apresentar leve declínio, especialmente na metade, devido à maior cobertura de nuvens e à menor incidência de radiação solar. Ventos com intensidade moderada podem ocorrer, especialmente no litoral. Veja os detalhes:
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta