ASSINE

Fenômeno no céu chama atenção em Linhares

Moradores tiraram fotos e filmaram o céu no final da tarde desta quarta-feira (24); coordenador do Incaper explica o fenômeno

Vitória / Rede Gazeta
Publicado em 24/02/2021 às 22h02

Os linharenses puderam apreciar no fim de tarde desta quarta-feira (24) um belo fenômeno ótico chamado pela meteorologia de Dispersão de Rayleigh. Encantado, o morador Maiki Butkovsky, de 33 anos, fez um vídeo e pediu a explicação. "Alguém sabe dizer sobre esse fenômeno? Estou gravando até um vídeo para não parecer edição de foto. Olha aí, fenômeno diferente", disse.

Uma outra leitora de A Gazeta que também mora em Linhares  fez fotos. "Ao sair do escritório, ainda no pátio da empresa onde trabalho, me deparei com essa perfeição", descreveu Gaby Rodrigues, que fez os registros no bairro Movelar.

Internauta de A Gazeta registrou fenômeno no céu de Linhares, no bairro Movelar
Moradora registrou fenômeno no céu de Linhares. Crédito: Gaby Rodrigues

De acordo com o coordenador de meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Hugo Ramos, o fenômeno ótico registrado é responsável pela cor azul do céu durante a maior parte do dia. "Ele explica o que acontece durante o nascer ou pôr do sol e, de forma mais intensa, nas camadas mais baixas da atmosfera, especialmente na presença de nuvens. O chamado Espalhamento Rayleigh é resultado da dispersão da luz solar por partículas muito menores na atmosfera, nas horas em que o sol está mais elevado", afirmou.

E para quem ficou curioso com o nome, Hugo Ramos também revelou: "Dispersão Rayleigh é uma homenagem ao matemático e físico inglês John William Strutt, conhecido como Lord Rayleigh, pesquisador dos fenômenos ondulatórios", finalizou.

Incaper Linhares linhares ES Norte

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.