> >
Com previsão para RJ e MG, fumaça do Pantanal pode chegar ao ES?

Com previsão para RJ e MG, fumaça do Pantanal pode chegar ao ES?

Especialistas ouvidos pela reportagem de A Gazeta falaram se existe a possibilidade da fumaça das queimadas alcançar terras capixabas

Publicado em 16 de setembro de 2020 às 12:29

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
POCONE, MT, 07.09.2020 - QUEIMADA-PANTANAL - Vegetação é consumida pelo fogo ao longo da rodovia Transpantaneira, no Mato Grosso. O Pantanal foi o bioma mais atingido proporcionalmente pelas queimadas esse ano, com quase 10% de sua área consumida pelo fogo. (Foto: Lalo de Almeida/Folhapress)
Vegetação é consumida pelo fogo ao longo da rodovia Transpantaneira, no Mato Grosso. . (Lalo de Almeida/Folhapress)

As queimadas que atingem o Pantanal já causaram e continuam causando prejuízos para a biodiversidade local. Muitos hectares de mata queimados, além de animais mortos diariamente, são registros comuns nos últimos tempos na região. E o impacto desse desastre ambiental pode ser sentido em outros Estados. De acordo com o Climatempo, a fumaça das queimadas deve chegar em São PauloRio de Janeiro e Minas Gerais nos próximos dias. E no Espírito Santo, existe a chance disso também acontecer?

A informação de que a fumaça deve chegar a três Estados da Região Sudeste foi divulgada em reportagem do jornal O Globo, que ouviu o meteorologista do Climatempo, Marcelo Pinheiro. Segundo ele, a chegada de uma frente fria e uma mudança no fluxo do vento pode criar condições favoráveis para o transporte da fumaça até o Sudeste.

No entanto, ouvidos pela reportagem de A Gazeta, especialistas rechaçam a possibilidade da fumaça alcançar terras capixabas. O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) informou que as chances disso acontecer são “quase nulas”.

“Levando em conta os fatores dinâmicos da atmosfera, a configuração da circulação dos ventos nas diversas camadas da mesma, em especial as mais altas, não costumam regularmente apontar na direção do Estado, e mesmo que elas apontassem, o caminho a ser percorrido seria muito longo, uma vez que essa fumaça pode contribuir para a agregação de vapor d'água e provocar chuva nas cidades e Estados que ficam próximos ao Pantanal”, disse, em nota o Incaper.

INMET

A meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Marlene Leal, seguindo a mesma linha, afirmou que a fumaça do Pantanal não deve se aproximar do Espírito Santo.

“Eu acho que atingir a região do Espírito Santo, por enquanto, muito difícil. Estamos com uns ventos de noroeste, atingindo a região sul do país, pelo Paraná e até o oeste de São Paulo. Mas, o Espírito Santo, por enquanto, eu não vejo condição (da chegada da fumaça) pela questão da direção dos ventos”, destacou.

INSTITUTO ALERTA PARA PERIGO DE QUEIMADAS NO ES

Ainda que a fumaça não chegue ao Estado, o Incaper faz um alerta sobre o período do tempo seco e com baixa umidade do ar, o que facilita a propagação de incêndios em vegetações no Espírito Santo.

“Vale ressaltar que estamos na época seca do ano e que a vegetação fica vulnerável à ocorrência de incêndios por causa da baixa umidade do ar e da falta de chuvas. A poluição decorrente das queimadas que ocorrem no território capixaba podem contribuir na diminuição da qualidade do ar e elas podem se espalhar pelo Espírito Santo por causa dos ventos”, informou o Incaper.

Um jacaré morto é fotografado em uma área que foi queimada em um incêndio no Pantanal, a maior área úmida do mundo, em Pocone(Amanda Perobelli/REUTERS )

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais