> >
Chuva forte deixa ruas alagadas e causa transtornos no ES

Chuva forte deixa ruas alagadas e causa transtornos no ES

Esta quarta-feira (16) começou com chuva forte no Espírito Santo, causando transtornos e deixando diversas ruas alagadas na Grande Vitória

Publicado em 16 de novembro de 2022 às 06:50

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
Chuva forte deixa ruas alagadas na Grande Vitória
Chuva forte deixa ruas alagadas na Grande Vitória. (Foto leitor)

Os alertas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) se cumpriram e esta quarta-feira (16) começou com chuva forte no Espírito Santo, deixando diversas ruas alagadas na Grande Vitória. Na Região Metropolitana, bairros de Vila Velha e Vitória estão com trânsito intenso por conta dos alagamentos. 

Em Vila Velha, bairros como Praia da Costa e Ilha dos Ayres já estão com ruas tomadas pela água. A Avenida São Paulo está debaixo d'água e a Rua Ceará, um dos acessos usados para seguir para a Terceira Ponte, está completamente alagada. Veja vídeo:

Nos demais municípios da Grande Vitória a chuva forte também já causa transtornos. O mau tempo também atinge as regiões Norte e Sul do Espírito Santo. Há registros de trânsito complicado e até capivara nadando em valão nesta quarta-feira chuvosa.

Rua Ceará, na Praia da Costa, ficou alagada por causa da chuva forte(Reprodução)

Alerta de chuva

A chuva intensa já havia sido prevista pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que emitiu, nesta terça-feira (15), dois alertas de chuva forte e ventos intensos para todos os municípios. Os avisos são amarelo (perigo potencial) e laranja (perigo).

O alerta laranja prevê que pode chover de 30 mm/h a 60 mm/h ou 50 mm/h a 100 mm/dia, com riscos de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios em todas as cidades.

Já o aviso de cor amarela, divulgado um pouco antes do laranja, previa volume menor de chuva, mas ventos intensos que podem atingir de 40 km/h a 60 km/h, também em todo o Estado.

Instruções do Inmet

- Evite enfrentar o mau tempo;
- Observe alteração nas encostas;
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
- Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos;
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Mau tempo no ES devido à Zona de Convergência

A instabilidade ocorre devido à Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), junção de uma frente fria com áreas de instabilidade. O Climatempo alerta que o Estado deve continuar a ter muita chuva nos próximos dias, devido a esse sistema meteorológico característico dos meses de primavera e verão no Brasil.

Esta é a primeira ZCAS da primavera deste ano e vai fazer as áreas de instabilidade persistirem, com nuvens carregadas e chuva persistente entre quinta-feira (17) e domingo (20),  sobre áreas do Espírito Santo, Sul e Oeste da Bahia, Sul do Maranhão e do Piauí e no Norte do Tocantins.

De acordo com o Climatempo, o Espírito Santo deve ter grande parte do acumulado para o mês apenas entre os dias 15 e 20.

As áreas em tom de vinho e rosa no mapa abaixo indicam áreas com estimativa de chuva acima de 160 mm para o período – volume que, se confirmado, representa pelo menos 70% da média climatológica de chuva para o mês de novembro nas áreas entre o Espírito Santo, Nordeste de Minas e o Sul da Bahia.

Frente fria traz muita chuva e deixa acumulado perto de 200 mm no ES
Frente fria traz muita chuva e deixa acumulado perto de 200 mm no ES. (Climatempo)

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais