> >
Carnaval de Vitória será sem chuvas e com tempo firme

Carnaval de Vitória será sem chuvas e com tempo firme

Previsões meteorológicas do Incaper não indicam probabilidade de chuva para sexta-feira (14) e sábado (15), datas dos desfiles das escolas de samba, em Vitória

Publicado em 12 de fevereiro de 2020 às 10:16

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Chuva no Sambão do Povo no carnaval capixaba? Possibilidade são mínimas para os desfiles de sexta (14) e sábado (15)  . (José Carlos Schaeffer)

Sexta-feira é o dia de entoar o enredo na avenida e lotar o Sambão do Povo para prestigiar o primeiro dia dos desfiles das escolas de samba do Carnaval de Vitória. E o folião que pretende prestigiar in loco poderá ver em riqueza de detalhes as alegorias, fantasias e ornamentações dos carros alegóricos sem a preocupação de se molhar.

Segundo o meteorologista Hugo Ramos, do Incaper, não há previsão de chuva para sexta-feira (14) e sábado (15) em Vitória e em toda a Região Metropolitana do Estado.

"Quem for ao Sambão pode ficar mais tranquilo. Em razão da diminuição das chuvas, especialmente na Grande Vitória, o Carnaval vai ser de pouca nebulosidade e sem chuva. As chances são bem pequenas. Nas demais regiões elas devem ocorrer de forma bem esparsa", destacou.

Mas até o dia dos desfiles o cenário do capixaba ainda será de chuva, especialmente nesta quarta-feira (12), pois as nuvens carregadas ainda pairam sobre o céu do Estado, tanto que boa parte do Espírito Santo está na área compreendida pelo alerta emitido pelo Inpe para temporais acompanhados de raios, vendaval e grande acumulado de chuva.

"De acordo com as previsões dos meteorologistas do Incaper, essas condições de chuvas vão ocorrer na forma típica do verão, que são pancadas ao longo do dia, acompanhadas de rajadas e trovoadas. Por isso que em alguns pontos podem acumular grande quantidade de água em um curto espaço de tempo, por isso mantemos o boletim de alerta. Para amanhã a nebulosidade começa a diminuir no Estado e as chuvas devem ocorrer de forma isolada e em menor intensidade", disso o meteorologista Hugo Ramos.

O especialista explicou ainda que os temporais rápidos e volumosos ocorridos nos últimos dias são decorrentes da junção de fatores climáticos típicos do verão.

Este vídeo pode te interessar

"As chuvas que normalmente acontecem nessa época do ano se dão em razão do tempo abafado, da combinação entre calor e umidade. O que está previsto para ocorrer aqui para o Espírito Santo não se apresenta de forma tão severa, por isso o Incaper não emitiu aviso como outros institutos. Apenas fizemos menção sobre essa chuva. Já os institutos nacionais de meteorologia fazem uma previsão mais ampla e viram na instabilidade sobre o Estado uma possibilidade de chuvas mais severas, por isso emitiram o alerta laranja. Mas reforçamos que elas ocorrerão em formas isoladas e não se desenham como ocorreu em janeiro no Sul do Estado e também em São Paulo nos últimos dias", finalizou.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais