Sair
Assine
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Alívio

Após chuvas, Itaguaçu suspende racionamento de água no ES

Racionamento durou duas semanas; durante o período choveu mais de 50 mm na cidade

Publicado em 08 de Outubro de 2019 às 17:32

Larissa Avilez

Publicado em 

08 out 2019 às 17:32
Rio Santa Joana sofre com a seca Crédito: Reprodução | TV Gazeta Noroeste
Desde a madrugada do último domingo (6), a população de Itaguaçu, no Noroeste do Estado, conta com água na torneira em qualquer horário. A normalização do abastecimento acontece depois de duas semanas, durante as quais choveu mais de 50 mm na cidade, de acordo com informações do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).
No último dia 23 de setembro, o Prefeito Darly Detmann (PMDB) havia decretado racionamento por tempo indeterminado, e a água era distribuída apenas entre as 16h e as 3h. Na época, por causa da escassez hídrica que assolava o Rio Santa Joana, ele alertou para a possibilidade do abastecimento ser feito com caminhões-pipa.
Porém, graças à chuva, o cenário mudou e a população deve continuar com o abastecimento normalizado pelos próximos dois meses. “As chuvas mais fortes começam agora, então nós acreditamos que o racionamento não voltará, mesmo após esse período”, avaliou Yoshito de Souza Fukuba, diretor do Saae.
Apesar da mudança considerada “excelente”, ele ressaltou a importância da população continuar com o uso racional da água, economizando sempre que possível. “Essa é uma atitude que deve ser mantida, até porque ainda sofremos com a escassez hídrica e estamos sob a normativa da Agerh”, lembrou Fukuba.

RODÍZIO NA AGRICULTURA CONTINUA

Há cerca de 40 dias, os agricultores de Itaguaçu só podem captar e usar a água para irrigação em dias alternados, sempre entre as 18h e as 6h. O sistema de rodízio também abrange parte dos municípios de Colatina, Itarana e Afonso Cláudio, que fazem parte da Bacia Hidrográfica do Rio Santa Joana.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Editais e Avisos - 10/06/2026
Imagem de destaque
EUA lançam ataques contra o Irã em retaliação à derrubada de helicóptero militar
Dois acidentes envolvendo ônibus escolares aconteceram no mesmo dia no Sul do ES
Dois acidentes envolvendo ônibus escolares são registrados no Sul do ES

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados