Sair
Assine
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Crise hídrica

Itaguaçu decreta racionamento de água por tempo indeterminado

Sistema já começou a valer nesta segunda-feira (23); quadro pode se agravar já na próxima semana

Publicado em 23 de Setembro de 2019 às 15:36

Larissa Avilez

Publicado em 

23 set 2019 às 15:36
Seco, o Rio Santa Joana atravessa as cidades de Afonso Cláudio, Itarana, Itaguaçu e Colatina Crédito: Wando Fagundes/TV Gazeta Noroeste
A cidade de Itaguaçu, no Noroeste do Estado, está sob racionamento de água a partir desta segunda-feira (23), conforme estabelecido em um decreto municipal assinado pelo prefeito Darly Dettmann (PMDB). Por tempo indeterminado, os moradores da sede do município e dos distritos terão água apenas entre as 16h e as 3h.
No entanto, o abastecimento não é garantido para todos os bairros, simultaneamente, durante estas 11h estabelecidas. “Vai ser de acordo com a disponibilidade e o sistema de distribuição. Estamos imaginando que a partir das 23h, todas as casas deverão receber água para que possam guardar uma cota para gastar durante o dia seguinte”, disse Dettmann.
De acordo com o executivo municipal, a medida tornou-se necessária por causa da escassez hídrica que assola o Rio Santa Joana e os respectivos afluentes, que abastecem praticamente toda a população de Itaguaçu. “Hoje, não há mais água corrente, apenas pontos de alagamento ao longo do antigo curso do rio”, revelou o prefeito.
RACIONAMENTO DEVE SE AGRAVAR NA PRÓXIMA SEMANA
A situação, que já é avaliada como de “dificuldade extrema”, pode ficar ainda mais crítica em um prazo de cinco a sete dias, quando o município acredita que será necessário o abastecimento por meio de carros-pipas, que buscarão água em represas e barragens do interior. “Nesse caso, o racionamento aumentará, acontecendo em dias alternados”, antecipou Dettmann.
NA AGRICULTURA
Desde o final do mês passado, os agricultores de Itaguaçu já captam água sob sistema de rodízio, junto com as cidades de Colatina, Afonso Cláudio e Itarana. Segundo a resolução da Agência Estadual de Recursos Hídrico (AGERH), os produtores só poderiam usar a água para irrigação em dias alternados, sempre entre as 18h e 6h.
FLAGROU DESPERDÍCIO? DENUNCIE
Durante este momento de seca, a Prefeitura de Itaguaçu ressaltou a importância do uso racional da água e pediu à população que não utilize água tratada para lavar calçadas, carros, muros ou ruas, com o intuito de evitar o levantamento de poeira. Violações devem ser notificadas através do telefone (27) 9 9975-3491.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Editais e Avisos - 09/06/2026
Viatura da Polícia Militar
Região de Vila Velha registra tiroteio pelo terceiro dia consecutivo
Imagem de destaque
Governo Lula quer evitar desgaste com fila do INSS e prevê zerar pedidos represados

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados