> >
Segundo OMS, vacinas mantém proteção contra variantes, mas há lacunas nas evidências

Segundo OMS, vacinas mantém proteção contra variantes, mas há lacunas nas evidências

Diretora do Departamento de Imunização disse que a OMS ainda precisa coletar informações que mostrem como cada imunizante responde a cada uma das cepas do vírus em circulação

Publicado em 28 de julho de 2021 às 12:30

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Vacinas
Frascos das vacinas Coronavac, Astrazeneca, e Pfizer-BioNTech. (Carlos Alberto Silva)

Diretora do Departamento de Imunização, Vacinas e Produtos Biológicos da Organização Mundial da Saúde (OMS), Katherine O'Brien afirmou que, apesar de haver algumas "lacunas" nas evidências sobre a eficácia das vacinas contra as variantes do coronavírus, os produtos, no geral, mantém a proteção contra casos graves e hospitalizações provocadas pela covid-19.

Durante sessão de perguntas e respostas nesta quarta-feira (28), O'Brien disse que a OMS ainda precisa coletar informações que mostrem, de forma detalhada, como cada imunizante responde a cada uma das cepas do vírus em circulação. Até lá, a especialista afirmou que a população pode confiar nas vacinas.

Preocupada com o baixo suprimento dos produtos em regiões mais pobres do planeta, O'Brien disse que não é recomendável que países administrem doses de reforço das vacinas neste momento. Segundo ela, ainda não há evidência suficiente que prove que esta prática é benéfica.

Sobre a possibilidade de tomar diferentes imunizantes, a especialista afirmou que, por enquanto, somente a mistura de uma primeira dose da vacina da AstraZeneca com uma segunda dose dos produtos da Moderna ou Pfizer se mostrou eficaz. Até que mais informações sejam fornecidas sobre o tópico, ela recomendou a busca por doses da mesma vacina.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais