Publicado em 11 de dezembro de 2025 às 09:21
A polícia prendeu nesta quarta-feira (10), em São Gonçalo, na região metropolitana do Rio de Janeiro, um jovem de 18 anos suspeito de usar uma plataforma de jogos virtuais para extorquir vítimas. Segundo a investigação, uma vítima de Curitiba procurou a polícia paranaense e disse que, durante uma partida online, foi convencida pelo jogador a instalar um programa em seu computador.
>
Ao executar o arquivo, o suspeito passou a controlar a máquina e acessou dados pessoais. A partir disso, começou a chantagear a vítima: exigiu dinheiro via Pix e envio de criptoativos para não divulgar os dados sigilosos ou usá-los para outras ações. A vítima chegou a fazer um pagamento de R$ 10 mil antes de procurar a polícia. A prisão foi realizada por agentes da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática, da Delegacia Antissequestro e da Polícia Militar do Rio, além de policiais civis do Paraná.>
O jovem foi encaminhado ao sistema penitenciário. Além disso, por determinação judicial, foram bloqueados ao menos R$ 30 mil em contas bancárias e carteiras de criptoativos. Houve ainda a apreensão de nove celulares, computadores, cartões bancários e documentação relacionada a atividades ilícitas. O prejuízo médio das vítimas de golpes digitais chegou a R$ 2.540 em 2025, um aumento de 21% em relação ao ano anterior, segundo a terceira edição da pesquisa Golpes com Pix, realizada pela empresa de inteligência antifraude Silverguard.>
O levantamento, divulgado em outubro, mostra que idosos são os mais afetados (30,8% dos casos). Pessoas com 60 anos ou mais perdem, em média, R$ 4.820 cinco vezes o valor correspondente aos jovens de 18 a 24 anos, que têm prejuízo médio de R$ 964.>
>
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta