> >
PGR quer lista com nomes de seguidores de Bolsonaro nas redes sociais

PGR quer lista com nomes de seguidores de Bolsonaro nas redes sociais

Solicitação foi enviada ao ministro do STF Alexandre de Moraes; órgão também quer acesso a postagens do ex-presidente sobre urnas, eleições e Forças Armadas

Publicado em 18 de julho de 2023 às 09:45

Ícone - Tempo de Leitura 1min de leitura

Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu, nesta segunda-feira (17), que plataformas enviem uma lista completa com os nomes e dados de identificação dos seguidores do ex-presidente Jair Bolsonaro nas redes sociais.

O pedido, que cita Instagram, LinkedIn, TikTok, Facebook, Twitter e YouTube, foi feito pelo subprocurador Carlos Frederico Santos e enviado ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Jair Bolsonaro, ex-presidente
Jair Bolsonaro, ex-presidente. ( Eduardo Anizelli/Folhapress)

Santos também quer que as redes sociais apresentem todas as postagens feitas por Bolsonaro sobre eleições, urnas eletrônicas e assuntos envolvendo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o STF e as Forças Armadas.

Sobre as publicações, a PGR ainda pediu às plataformas os dados sobre número de visualizações, curtidas, compartilhamentos e comentários nas postagens de Bolsonaro.

Se o envio dos dados for determinado pelo ministro, as informações vão embasar as investigações sobre eventuais manifestações do ex-presidente a favor dos atos golpistas de 8 de janeiro e manifestações antidemocráticas antes da data.

Jair Bolsonaro foi incluído na investigação após publicar, no dia 10 de janeiro, um vídeo que questionava a legitimidade do resultado das eleições de 2022. A postagem foi apagada após a repercussão do caso, mas Moraes determinou que as plataformas preservem o material.

Não há prazo para decisão de Alexandre de Moraes no caso.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais