> >
Maioria avalia que pandemia de Covid está melhorando, mas crê em 2ª onda

Maioria avalia que pandemia de Covid está melhorando, mas crê em 2ª onda

Pesquisa Datafolha aponta que, ao menos 76% dos eleitores acreditam que possa acontecer uma segunda onda de contaminação de Covid-19 no país

Publicado em 7 de novembro de 2020 às 16:48

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Homem com máscara de proteção
Segundo pesquisa, mais de 51% dos eleitores de três grandes capitais avaliam que a pandemia do novo coronavírus está melhorando . (Freepik)

Mais de 51% dos eleitores de três grandes capitais avaliam que a pandemia do novo coronavírus está melhorando neste momento, mostra pesquisa Datafolha em São PauloRio de Janeiro e Belo Horizonte. Já o levantamento feito pelo instituto no Recife, aponta mudança de cenário, com a pandemia piorando para 53% dos entrevistados.

Nessas cidades, ao menos 76% dos eleitores acreditam que possa acontecer uma segunda onda de contaminação de Covid-19 no país.

A avaliação de melhora da pandemia é majoritária em todos os estratos identificados pelo Datafolha em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Já no Recife, a piora na pandemia é apontada, em sua maioria, em todas as divisões da pesquisa, que ouviu 924 eleitores a partir de 16 anos na capital pernambucana, 1.260 na capital paulista, 1.064 na fluminense e 868 na mineira nos dias 3 e 4 de novembro.

A margem de erro é de três pontos percentuais para cima ou para baixo, e o nível de confiança é de 95% para todos os casos.

Após sete meses de pandemia do novo coronavírus, o país entrou em estágio desacelerado da doença em 30 de setembro, segundo o monitor de aceleração da Covid-19 da Folha de S.Paulo.

O índice mais alto daqueles que afirmaram melhora na pandemia está em Belo Horizonte, com 70%. Esse número sobe para 73% entre os eleitores da capital mineira que aprovam o governo Jair Bolsonaro (sem partido) e cai para 63% entre o grupo que reprova a sua gestão. Para 15% dos entrevistados a situação apresenta piora. Em comparação com a pesquisa de outubro, quando 68% apontaram melhora, os índices ficaram estáveis.

Já em São Paulo, 63% veem melhora na situação da contaminação pela Covid-19 na cidade. Esse otimismo alcança os maiores índices entre os homens (70%), eleitores com 60 anos ou mais (70%) e pessoas com renda familiar entre 5 e 10 salários mínimos (70%). Na parcela que aprova o governo Bolsonaro, 70% creem na melhora da pandemia, número que cai para 57% entre os que reprovam a gestão federal.

Para metade dos eleitores cariocas (51%), a pandemia apresenta melhora e para 30% está piorando. Na última pesquisa Datafolha, em outubro, 48% dos entrevistados tinha avaliação positiva da evolução da doença na cidade. Entre os que aprovam o governo Bolsonaro, 65% se mostram otimistas. Já entre os que reprovam a gestão federal, o índice cai para 42%.

Na contramão das outras capitais, só um em cada três (33%) eleitores do Recife diz acreditar que a pandemia está melhorando. A maioria (53%) aponta piora da situação. Os dados mostram uma inversão em relação a pesquisa de outubro, quando 68% se mostravam otimistas. A percepção negativa é puxada pelas mulheres (61%) e entre os eleitores nas faixas de 25 a 59 anos (com 57% e 58%).

Entre os eleitores que apoiam o governo Bolsonaro na capital pernambucana, 44% acham que pandemia piorou, número que alcança 63% entre os que reprovam a sua gestão.

SEGUNDA ONDA

A maioria dos eleitores das quatro capitais acredita que possa haver uma segunda onda de contaminação pelo novo coronavírus.

Os índices mais altos foram registrados no Recife, onde 89% dos eleitores acreditam em uma nova alta de casos de Covid-19, patamar próximo ao identificado pelo Datafolha no Rio de Janeiro (82%) e em São Paulo (80%). Já em Belo Horizonte, esse número chega a 76%.

Essa é a primeira vez que o Datafolha questiona os eleitores sobre uma possível segunda onda da doença no país. Na Europa, países como França, Espanha, Portugal e Reino Unido têm registrado alta de casos de Covid-19 e já anunciaram medidas restritivas e, em alguns casos, toque de recolher.

Fontes: Pesquisas Datafolha presenciais com eleitores de 16 anos ou mais nas cidades de São Paulo (1.260 eleitores), Rio (1.064), Belo Horizonte (868) e Recife (924) nos dias 3 e 4 de novembro. Registros: no TRE-SP com o número SP-06709/2020, no TRE-RJ com o número RJ-02176/2020, no TRE-MG com o número MG-02074/2020 e no TRE-PE com o número PE-06862/2020. A margem de erro máxima é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Contratantes: Folha de S.Paulo/TV Globo.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais