> >
Governo Doria acusa deputados de invasão a hospital de SP

Governo Doria acusa deputados de invasão a hospital de SP

Parlamentares estiveram no pronto-socorro do Hospital de Guarulhos e teriam tentado entrar na área de pacientes com a Covid; eles negam

Publicado em 17 de abril de 2021 às 15:27

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Deputados de São Paulo são acusados pelo governador João Doria de invadir hospital
Deputados de São Paulo são acusados pelo governador João Doria de invadir hospital. (Reprodução/Governo de SP)

O deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP) e os deputados estaduais Ricardo Mellão (Novo-SP) e Arthur do Val (Patriotas), o Mamãe Falei, estiveram no Hospital Geral de Guarulhos, na Grande São Paulo, na tarde desta sexta-feira (16).

A presença dos parlamentares na unidade foi tratada pela gestão de João Doria (PSDB) como uma "invasão que colocou em risco pacientes e profissionais da saúde".

Os parlamentares chegaram ao hospital, administrado pela Secretaria Estadual de Saúde, por volta das 15h51 de sexta. Toda a movimentação da comitiva foi registrada pelas câmeras de segurança da unidade hospitalar e publicada nas redes sociais do governo paulista.

As imagens mostram os parlamentares de máscara no rosto acompanhados de seus assessores, que gravaram a presença deles já no interior da unidade.

De acordo com o comunicado do governo de São Paulo, os parlamentares "invadiram o pronto-socorro e tentaram acessar à força a área restrita do hospital para atendimento a casos graves de Covid-19".

AGLOMERAÇÕES

A comitiva formada por Kataguiri, Mellão e Artur do Val, segundo o hospital, também promoveu aglomerações e causou riscos à equipe e aos pacientes numa área onde só é permitida a circulação de profissionais da área da saúde.

O governo Doria criticou a postura dos parlamentares porque ela "destoa do que é esperado de autoridades públicas, que deveriam ser exemplo e zelar pela segurança da população, principalmente em tempos de crise sanitária global".

Em resposta aos questionamentos feitos pela Folha, a Secretaria Estadual de Saúde disse que a visita dos parlamentares não foi agendada e que a direção do hospital optou por não registrar um boletim de ocorrência na polícia sobre o fato porque "priorizou o diálogo para resolver a situação".

O Hospital Geral de Guarulhos contava, até esta sexta, com 60 pacientes internados em estado grave por causa das complicações da Covid-19 -sendo 27 em enfermaria e 33 na UTI (Unidade de Terapia Intensiva). "Trata-se, portanto, de um ato de desrespeito não apenas com os profissionais da saúde que ali atuam, mas também com as vítimas da doença e seus familiares", diz a nota do governo paulista.

O OUTRO LADO

O deputado estadual Arthur do Val, que conduziu a fiscalização acompanhado de Kataguiri (DEM-SP) e Mellão (Novo-SP), além do vereador de Guarulhos Lucas Sanches (PP-SP), nega que a visita ao hospital tenha sido tumultuada.

Em esclarecimento compartilhado nas redes sociais, ele afirmou que a comitiva foi bem recebida e que, ao final, fez uma salva de palmas em homenagem ao bom trabalho dos profissionais de saúde desempenhado no local.

O parlamentar ainda nega que a fiscalização tenha adentrado áreas destinadas à UTI e ao tratamento de pacientes com Covid-19. "O que a gente quer com isso? Em primeiro lugar, fazer o que o [presidente Jair] Bolsonaro não faz, que é fiscalizar. Em segundo lugar, mostrar como devem ser feitas as fiscalizações. Não é pela porta, não é chegando lá igual vândalo. Não. De maneira calma, sensata, educada, com respeito a esses profissionais", disse em vídeo.

O pronunciamento foi compartilhado por Kim Kataguiri. "Hoje lamentavelmente fomos acusados pela Secretaria de Saúde de SP de ter invadido um hospital público em Guarulhos. É bizarro que, no meio de uma pandemia, a pasta dedique seu tempo para espalhar mentiras na internet", comentou o deputado federal.

À Folha de S.Paulo , Arthur do Val afirma que a divergência entre sua versão e a da secretaria é fruto de "má intenção". "Eles sabem que estão sendo fiscalizados e partem para uma tática de guerra. O PSDB faz isso o tempo todo. Mas em breve a gente vai saber a verdade, que eu vou postar o vídeo inteiro e aí todo mundo vai saber o que aconteceu", diz o parlamentar, que não foi procurado pela pasta para prestar esclarecimentos.

Por meio de nota, o deputado Ricardo Mellão endossa Arthur do Val. "A visita se restringiu a conferir o prontuário de presença dos médicos, o atendimento à população e os itens do almoxarifado. Tenho como rotina de trabalho como deputado fiscalizar equipamentos públicos, como já fiz em diversas ocasiões", diz. "Entendo que visitas-surpresa geram desconforto, peço desculpas pelo mal-entendido, faço um elogio ao trabalho dos profissionais do hospital e lamento a forma como o episódio foi tratado pela secretaria da Saúde", segue Mellão.

No ano passado, as invasões a hospitais públicos e de campanha chegaram a ser estimuladas pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que também defendeu a realização de filmagem das instalações.

Na capital paulista, cinco deputados estaduais invadiram o hospital de campanha no Anhembi, causando tumulto no local. O episódio também se repetiu no Hospital Estadual Dório Silva, na região metropolitana de Vitória (ES), e em um hospital de campanha no município de São Gonçalo, no Rio de Janeiro.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais