> >
Brasil completa dez dias com média de mortes por Covid abaixo de 200

Brasil completa dez dias com média de mortes por Covid abaixo de 200

Vale apontar também que, aos domingos, segundas e feriados, os números da pandemia são menores, devido a atrasos de notificação nas secretariais de saúde

Publicado em 14 de dezembro de 2021 às 11:49

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
O novo coronavírus causa da Covid-19
Brasil completou dez dias seguidos com médias móveis de óbitos abaixo de 200 por dia. (Freepik)

Brasil registrou 39 mortes por Covid, nesta segunda-feira (13), e completou dez dias seguidos com médias móveis de óbitos abaixo de 200 por dia.

O dado de óbitos do dia também é o menor desde 03 de abril do ano passado, uma sexta-feira, data na qual foram registradas 38 mortes. O baixo registro, porém, ocorre devido a ausência de dados de óbitos e casos de nove estados, entre eles, São Paulo e Rio de Janeiro. Completam a lista de ausências Mato Grosso do SulParaíbaParanáRondôniaRio Grande do SulSanta Catarina e Tocantins.

Ministério da Saúde foi alvo de um ataque cibernético na última semana, o que tem afetado os dados da pandemia nos últimos dias.

Vale apontar também que, aos domingos, segundas e feriados, os números da pandemia são menores, devido a atrasos de notificação nas secretariais de saúde.

Nesta segunda, o país também registrou 1.865 infecções e teve a menor média móvel de casos desde 5 de maio de 2020, quando era de 6.063.

Ao todo, o país soma 616.980 vidas perdidas e 22.189.214 pessoas infectadas pelo Sars-CoV-2, desde o início da pandemia.

Os dados do país, coletados até 20h, são fruto de colaboração entre Folha de S.Paulo, UOL, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo e G1 para reunir e divulgar os números relativos à pandemia do novo coronavírus. As informações são recolhidas pelo consórcio de veículos de imprensa diariamente com as Secretarias de Saúde estaduais.

Os dados da vacinação contra a Covid-19 estão entre os afetados, em diversos estados, pelo ataque à página do ministério. De toda forma, as informações foram ao menos parcialmente atualizadas em 14 estados e o Distrito Federal.

O Brasil registrou 931.705 doses de vacinas contra Covid-19, nesta segunda. De acordo com dados das secretarias estaduais de Saúde, foram 335.659 primeiras doses, 241.924 segundas doses. Além disso, foram registradas 398.657 doses de reforço.

O valor total foi puxado para baixo pelo número negativo de doses únicas (-44.535). Isso ocorreu devido a registros negativos na Bahia (-304), no Ceará (-44.799) e em Minas Gerais (-1). Também houve registro negativo de segundas doses na Bahia (-3.816).

Ao todo, 160.174.849 pessoas receberam pelo menos a primeira dose de uma vacina contra a Covid no Brasil - 134.950.004 delas já receberam a segunda dose do imunizante. Somadas as doses únicas da vacina da Janssen contra a Covid, já são 139.536.958 pessoas com as duas doses ou com uma dose da vacina da Janssen.

Assim, o país já tem 75,09% da população com a 1ª dose e 65,41% dos brasileiros com as duas doses ou com uma dose da vacina da Janssen. Considerando somente a população adulta, os valores são, respectivamente, de 98,82% e 86,09%.

Mesmo quem recebeu as duas doses ou uma dose da vacina da Janssen deve manter cuidados básicos, como uso de máscara e distanciamento social, afirmam especialistas.

A iniciativa do consórcio de veículos de imprensa ocorreu em resposta às atitudes do governo Jair Bolsonaro (PL), que ameaçou sonegar dados, atrasou boletins sobre a doença e tirou informações do ar, com a interrupção da divulgação dos totais de casos e mortes. Além disso, o governo divulgou dados conflitantes.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais