Autor(a) Convidado(a)
É vereador de Vitória e gestor público

Vacinação segura em Vitória: mais um sopro de esperança

Vereadores aprovaram projeto de lei que recomenda protocolos para a imunização, que inclui regra de que todo o processo seja visível ao paciente

  • Armandinho Fontoura É vereador de Vitória e gestor público
Publicado em 14/05/2021 às 14h00
Distribuição e vacinação na Grande Vitória
Seu Firmino, 93, primeiro idoso a ser vacinado em Vitória, em janeiro. Crédito: Fernando Madeira

O Brasil vive um dos piores momentos da história, não apenas no âmbito da saúde, mas também economicamente. Vivemos no impasse entre medidas de isolamento social e a necessidade de sairmos de casa para garantir o sustento familiar.

Para que a esperança não morra, conseguimos aprovar o Projeto de Lei n° 24/2021 na Câmara de Municipal de Vitória, recomendando a adoção de procedimentos nos protocolos de vacinação a serem seguidos tanto pelas instituições públicas quanto privadas na imunização contra a Covid-19.

Trazer ao debate a inserção da formalização de um protocolo para a vacinação é importante para assegurar a efetividade da campanha ao combate à doença, além de garantir a segurança do profissional de saúde e do cidadão.

Embora os episódios de falsa aplicação representem ações isoladas, a operacionalização torna todo o procedimento bastante rigoroso e diminuem as chances de nos depararmos com notícias como a do técnico em enfermagem afastado após simular que aplicou a vacina contra a Covid-19, em Santo André, Vitória.

Se por um lado, o manual de normas e procedimentos de vacinação do Ministério da Saúde já recomendava que as seringas utilizadas sejam preparadas no momento da aplicação da dose, a adoção do protocolo que serve de exemplo para todo o Estado, amplia o cuidado e garante penalidades em casos de fraudes. Desta forma, é possível garantir transparência e segurança para a população.

O texto do projeto recomenda que os profissionais de saúde atuantes na campanha de vacinação, tornem todo o processo antes, durante e após a vacinação visível ao paciente. Em casos de obstrução do procedimento, profissionais da saúde pública serão penalizados de acordo com o Estatuto do Servidor Municipal de Vitória. Os profissionais de instituições privadas, estarão sujeitos às penalidades previstas na legislação civil e penal.

Grande parte da população está coberta de incertezas e medos em relação a vacinação, eficácia, filas, falsificação da imunização ou procedimento que, somente a vacinação segura traz esperança para vermos os números de vidas perdidas cada vez menores e a recuperação da economia do nosso Estado.

Este texto não traduz, necessariamente, a opinião de A Gazeta.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.