Autor(a) Convidado(a)
É engenheiro ambiental e especialista em Gestão de Riscos

Transporte de carga perigosa: riscos à vida e ao meio ambiente

Grave acidente em Afonso Cláudio com caminhão-tanque, que resultou em morte e derramento de gasolina em rio, traz à tona mais uma vez a discussão sobre as consequências trágicas de um transporte malsucedido

  • André Rocha É engenheiro ambiental e especialista em Gestão de Riscos
Publicado em 13/05/2021 às 02h00
Acidente com caminhão-tanque em Afonso Cláudio
Acidente com caminhão-tanque em Afonso Cláudio causou a morte do motorista. Crédito: Corpo de Bommbeiros

O transporte de cargas perigosas, embora necessário para diversos setores da economia e fundamental para o funcionamento da cadeia de fornecimento, pressupõe uma série de riscos, já que o deslocamento expõe esses produtos a algumas vulnerabilidades. Por isso, exigem cuidados rigorosos especificados em legislação.

No início desta semana, outro grave acidente ocorrido em Afonso Cláudio com um caminhão que carregava gasolina trouxe à tona mais uma vez a discussão sobre as consequências trágicas de um transporte malsucedido.

O acidente, que resultou na morte do motorista, ocorreu no Km 116 da ES-165, a poucos metros do afluente do Rio Guandu, o principal rio que atravessa os municípios de Afonso Cláudio, Laranja da Terra e Baixo Guandu.

Foi reportado que parte do produto atingiu esse afluente, que é uma importante fonte de água para abastecimento humano, dessedentação de animais e da agricultura. Essa contaminação, a depender da sua magnitude, pode afetar diretamente a fonte de água de diversas famílias, inclusive da sede do município de Afonso Cláudio.

Além disso, a gasolina não se dissolve em água e pode impactar grandes extensões, dependendo do volume da contaminação. A contaminação das águas por gasolina, que, por ser insolúvel, pode atingir grandes extensões, é nociva aos organismos aquáticos e tóxica aos animais, que podem ingerir o produto ao longo do percurso do rio. Um agravante, pois a agropecuária é muito comum na região.

No aspecto de segurança, pôde-se observar que o acidente acarretou o incêndio do combustível com chamas expressivas e uma grande nuvem de fumaça. Um fator agravante no transporte de produtos combustíveis líquidos é a possibilidade do seu espalhamento, o que amplia os riscos a edificações vizinhas ao acidente. No recente episódio ocorrido em Afonso Cláudio, foi possível visualizar chamas na vegetação próxima ao caminhão e uma creche que fica a 50 metros do acidente sob risco.

Cumprir com rigor uma série de exigências legais impostas à prática de transporte rodoviário de produtos perigosos é essencial para se evitar acidentes e suas consequências. Os prejuízos podem ser incontáveis e geralmente vão muito além das perdas financeiras que, em grande parte das vezes, podem ser recuperadas com o tempo. Já os danos causados por produtos químicos podem trazer consequências catastróficas às vidas humanas e ao meio ambiente.

Este texto não traduz, necessariamente, a opinião de A Gazeta.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Espírito Santo Meio Ambiente Afonso Cláudio acidente espírito santo estradas

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.