Autor(a) Convidado(a)
É diretor de Pessoas, Bem-Estar, Saúde e Segurança da ArcelorMittal Aços Planos América Latina e diretor de Educação do ES em Ação

ES 500: união para sonhar, planejar e construir o futuro do ES

O ES 500 Anos é um Plano de Estado, de todos os capixabas que, por meio de oficinas, reuniões e seminários temáticos, estão sendo ouvidos e tendo oportunidade de expressar ideias e desejos em relação ao desenvolvimento desse território

  • Rodrigo Gama É diretor de Pessoas, Bem-Estar, Saúde e Segurança da ArcelorMittal Aços Planos América Latina e diretor de Educação do ES em Ação
Publicado em 06/07/2025 às 14h00

O Plano de Desenvolvimento ES 500 Anos é uma iniciativa que demonstra a maturidade institucional do Espírito Santo, evidenciada pela forma como a sociedade capixaba consegue reunir os diversos atores para dialogar, alinhavando expertises e capacidades para criar soluções conjuntas em prol do bem de todos.

Sua construção é fruto da inteligência coletiva, já que a elaboração do plano, coordenada pelo governo estadual com a organização ES em Ação e convênio com a Petrobras, conta com a participação ativa de muitos, incluindo as demais instâncias do poder público – prefeituras e órgãos do Legislativo e do Judiciário –, os representantes do setor produtivo – empresas, sindicatos e federações –, e os agentes da sociedade civil organizada – entre os quais estão a academia, o terceiro setor e as lideranças comunitárias.

Ou seja, o ES 500 Anos é um Plano de Estado, de todos os capixabas que, por meio de oficinas, reuniões e seminários temáticos, estão sendo ouvidos e tendo oportunidade de expressar ideias e desejos em relação ao desenvolvimento desse território. É dessa escuta ativa que está nascendo um planejamento estratégico e consistente, para que o Espírito Santo alcance um futuro de desenvolvimento sustentável, aproveitando melhor suas potencialidades e superando os seus desafios.

É importante destacar que o ES 500 Anos dá continuidade a um processo de planejamento conjunto já bem-sucedido em nosso Estado por meio da elaboração dos planos ES 2025 e ES 2030. Agora, o ponto focal é o horizonte de 2035. Mas, assim como nos planos anteriores, o objetivo é de longo prazo. O plano cria projetos, alinhavados nas dimensões ambientais, sociais e econômicas, que vão dotar o Espírito Santo de políticas e estruturas voltadas a alcançar a cada ano um estado mais sustentável e benéfico para as pessoas.

Outro ponto positivo do ES 500 Anos é sua capacidade de pensar numa vasta amplitude dos assuntos, todos relevantes para atingir o objetivo de transformar o Espírito Santo em referência nos mais diversos campos. Isso está expresso nas cinco missões estratégicas do plano, definidas em conjunto com a participação de mais de 1700 pessoas: Economia diversificada, inovadora e sustentável; Polo de competências; Cuidado integral; Sustentabilidade e resiliência climática; ES ágil e inteligente.

ES 500 Anos: planejamento estratégico do Estado do Espírito Santo
ES 500 Anos. Crédito: Abdo Filho

Em relação à abrangência territorial, o plano é do estado, mas pensa em cada uma das dez microrregiões capixabas – Central Sul, Caparaó, Litoral Sul, Sudoeste Serrana, Metropolitana, Central Serrana, Centro-Oeste, Rio Doce, Noroeste e Nordeste – para somar e unir. Dessa forma, com a participação das populações, por meio de representantes e lideranças, traz o mapeamento de desafios e riquezas, respeitando as culturas e os saberes para criar caminhos próprios, porém conectados, integrando ainda mais os capixabas dos 78 municípios.

O ES 500 Anos conta também com uma forte governança que está ancorada em uma lei estadual já sancionada (nº 12.375/25), que estabelece um organograma contendo Secretaria Geral, Conselho de Liderança, grupos de Coordenação de Missões, Assembleia, Núcleos de Apoio e Arenas de Participação Social.

Isso vai nos permitir acompanhar a execução do plano, constatando o alcance de metas e objetivos, mensurando os benefícios que estão sendo entregues para a população e propondo correções de rumo ou a realização de novas ações. Essa governança é fundamental para que o ES 500 Anos se concretize em todas as suas missões, contribuindo efetivamente para o desenvolvimento sustentável do Espírito Santo.

Este texto não traduz, necessariamente, a opinião de A Gazeta.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.