Autor(a) Convidado(a)
É biólogo, analista ambiental e mestrando em Biologia Animal (Ufes)

Cumbre Vieja: as erupções vulcânicas e seus impactos ao meio ambiente

As principais substâncias químicas que compõem a poluição vulcânica são: CO2, monóxido de carbono, metano, compostos de enxofre e ácido clorídrico

  • Daniel Gosser Motta É biólogo, analista ambiental e mestrando em Biologia Animal (Ufes)
Publicado em 29/09/2021 às 16h01
Erupção do vulcão  em La Palma se intensifica e forma chuva piroclástica
Erupção do vulcão em La Palma se intensifica e forma chuva piroclástica. Crédito: Instituto Geológico y Minero de Espanha (IGME)

As erupções vulcânicas, que atualmente chamam atenção com o Cumbre Vieja nas Ilhas Canárias, são um dos mais impressionantes eventos naturais que ocorrem no planeta Terra, mas a lava, as cinzas e os piroclastos (fragmentos de rocha sólida) expelidos por elas causam grandes impactos no meio ambiente e na vida dos seres humanos que estão na região ou no continente onde o vulcão está em erupção. Para essa poluição liberada pelas erupções vulcânicas, utilizamos o termo “poluição vulcânica”.

As principais substâncias químicas que compõem a poluição vulcânica são: CO2, monóxido de carbono, metano, compostos de enxofre e ácido clorídrico. Juntos podem afetar de várias maneiras o meio ambiente e a vida humana:

  • Contaminação do solo: perda temporária da capacidade de agricultura e pecuária das áreas afetadas;
  • Alteração no clima: no ar, formam uma barreira para o retorno dos raios solares à atmosfera, provocando um aumento na temperatura nos locais afetados;
  • Chuva ácida: os compostos de enxofre se conectam com as moléculas de água no ar, podendo se transformar em ácido sulfúrico, que ao precipitar pode causar danos ao solo, corrosão de metais e problemas dermatológicos para os animais expostos;
  • Poluição da água: essas substâncias em contato com a água podem causar o desabastecimento de cidades próximas, a falta de água para a agricultura e a morte de animais que bebem da água contaminada. Ao cair no mar, a lava causa o aumento da temperatura na superfície, impacta a circulação oceânica e pode liberar gases tóxicos;
  • Poluição do ar: as erupções vulcânicas podem gerar impactos na qualidade do ar, devido à grande concentração de gases tóxicos emitidos por elas. Além disso, essa poluição pode permanecer por meses no ar, como por exemplo em março de 2010, na Islândia, quando o vulcão Eyjafjallajökull entrou em erupção e suas cinzas chegaram ao continente europeu, onde causou um enorme transtorno no tráfego aéreo, obrigando o cancelamento de milhares de voos, com um grande prejuízo financeiro para as companhias aéreas e para a circulação de pessoas a nível global.

VOCÊ SABIA?

Os solos em volta de vulcões ativos são, normalmente, ricos em depósitos minerais, fornecendo uma grande oportunidade de cultivo para os agricultores locais.

Este texto não traduz, necessariamente, a opinião de A Gazeta.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.