Ícone - Publicado em Publicado em 13 de outubro de 2023 às 14:34

Homem se queima em churrasqueira e é socorrido de helicóptero em Irupi

Homem é socorrido de helicóptero após se queimar em churrasqueira no ES
Resgate foi realizado na tarde desta quinta-feira (12). (Divulgação/Notaer)

Um homem de 42 anos foi socorrido de helicóptero ao hospital após sofrer queimaduras enquanto usava uma churrasqueira de arado, em Irupi, na região do Caparaó do Espírito Santo. Segundo o Núcleo de Operações e Transporte Aéreo da Secretaria da Casa Militar (Notaer), que realizou o resgate, o atendimento foi na tarde desta quinta-feira (12). A vítima foi levada para o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra.

Ainda conforme o Notaer, o homem teve aproximadamente 20% da superfície corporal queimada, atingindo a face, o tórax posterior, a cervical posterior e a cervical anterior. A vítima estava lúcida e orientada no momento do atendimento, mas não há informações sobre o atual estado de saúde.

Sara Oliveira
Repórter / [email protected]
Ícone - Publicado em Publicado em 29 de maio de 2024 às 11:23

Com dez passagens na polícia, adolescente é apreendido de novo no ES

Submetralhadora apreendida com menor de idade em Linhares
Submetralhadora apreendida com menor de idade em Linhares. (Divulgação/PCES)

Um adolescente de 16 anos com dez passagens na polícia foi apreendido novamente no bairro Santa Cruz, em Linhares, no Norte do Espírito Santo, na noite de terça-feira (28). Desta vez, o menor foi encontrado com uma submetralhadora e escondendo drogas em uma casa, durante uma operação da Polícia Civil para o cumprimento de mandados de busca e apreensão cujo objetivo era retirar armas ilegais, drogas e criminosos de circulação.

Segundo a Polícia Civil, os agentes foram até o local onde as investigações indicavam que o adolescente estaria. Ao cercarem o ambiente, os policiais fizeram a abordagem ao menor de idade. Ele negou ter objetos ilegais no ambiente, mas durante as buscas foram encontradas a submetralhadora de fabricação caseira de calibre 380, munições, 170 pedras de crack, 179 buchas de maconha e dois tabletes grandes da mesma droga.

O material e o adolescente foram encaminhados para a Delegacia Regional de Linhares. Segundo o delegado Fabrício Lucindo, titular da delegacia, o suspeito já esteve envolvido em crimes de homicídio, tráfico de drogas, porte ilegal de arma, entre outros.

O jovem permanece na delegacia, enquanto é aguardada uma decisão judicial sobre a internação no Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases).

Ícone - Publicado em Publicado em 29 de maio de 2024 às 11:18

Mulher morre atropelada por carro após colisão e queda de moto na Serra

Uma motociclista, de 26 anos, morreu em um acidente envolvendo mais dois veículos na Avenida Audifax Barcelos, em Serra Dourada I, na Serra, na manhã desta quarta-feira (29).
Trecho da Audifaz Barcelos onde ocorreu acidente fatal (foto maior) | Mulher que morreu atropelada (foto menor). (Montagem | Kaique Dias | Arquivo pessoal)

Uma motociclista de 26 anos morreu em um acidente envolvendo mais dois veículos na Avenida Audifax Barcelos, em Serra Dourada I, na Serra, na manhã desta quarta-feira (29). A reportagem da TV Gazeta apurou no local que a vítima seguia sentido Serra Sede, quando colidiu contra um carro que havia freado bruscamente. Após a batida, a condutora caiu com a moto na contramão e foi atropelada por um segundo carro que passava naquele momento. Leonarda Perez morreu no local do acidente.

A motorista do carro em que Leonarda colidiu relatou à reportagem da TV Gazeta que precisou frear após se deparar com um veículo parado em uma curva na avenida. A mulher ainda contou que o motorista que estava no carro parado foi embora do local após o acidente. 

A família da vítima informou que a mulher morava no Bairro das Laranjeiras, região de Jacaraípe, na Serra, e realizava o percurso na Audifax Barcelos diariamente. A Polícia Científica foi acionada para a remoção do corpo. As polícias Civil e Militar também foram demandadas para mais detalhes sobre a ocorrência e investigação, mas não deram retorno à reportagem até a atualização desta matéria.

*Com informações do repórter Kaique Dias, da TV Gazeta

Atualizado há 2 horas
Roberta Costa
Estagiária / [email protected]
Ícone - Publicado em Publicado em 29 de maio de 2024 às 10:42

Mulher é presa por tentar matar idoso com ajuda do padrasto em Vila Valério

Prisão de mulher suspeita de tentar matar idoso em Vila Valério
Prisão de mulher suspeita de tentar matar idoso em Vila Valério. (Divulgação/PCES)

Uma mulher de 32 anos, suspeita de tentar matar um idoso de 61 anos, foi presa durante uma operação da Polícia Civil na noite de segunda-feira (27), em Vila Valério, no Noroeste do Espírito Santo. O crime aconteceu na comunidade de Córrego da Fruta, na zona rural do município, no dia 26 de março deste ano. Segundo a corporação, as investigações apontam que ela teve a ajuda do padrasto, um homem de 51 anos. Os nomes dos dois não foram divulgados.

A Polícia Civil informou que o idoso só não morreu porque foi socorrido por vizinhos. A corporação investigou que os suspeitos deram facadas e marretadas na vítima, no quarto dela. Investigações indicam que o crime teria ocorrido devido a uma suposta traição, mas não foi informado qual seria a relação entre o idoso e os suspeitos.

A Polícia Civil pediu a prisão do padrasto da mulher e ele foi preso em 22 de abril, em São Gabriel da Palha, cidade vizinha, onde o suspeito havia se escondido na casa de uma irmã da companheira dele.

Após finalizadas as apurações, a mulher e o padrasto foram indiciados pelo crime e o caso foi encaminhado para o Ministério Público do Espírito Santo (MPES), que ofereceu denúncia à Justiça. A prisão temporária do padrasto foi convertida em preventiva e, ainda, foi decretada a prisão preventiva da mulher.

A mulher foi conduzida ao plantão da Delegacia Regional de Nova Venécia e depois seguiu para o sistema prisional, onde permanece à disposição da Justiça.

Ícone - Publicado em Publicado em 29 de maio de 2024 às 09:06

Motociclista morre em acidente com carro na BR 101 em Ibiraçu

Vítima teve a morte confirmada no local na BR 101, em Ibiraçu
Vítima teve a morte confirmada no local na BR 101, em Ibiraçu. (Divulgação/PRF)

Um homem de 44 anos morreu em um acidente envolvendo a moto que ele estava pilotando e um carro, na altura do km 209 da BR 101, em Ibiraçu, no Norte do Espírito Santo, por volta de 22h da última terça-feira (28). A vítima, que não teve o nome divulgado, faleceu ainda no local.

Pelas imagens, é possível ver que a batida aconteceu em um trecho de pista dupla da rodovia. No entanto, não foram dados detalhes sobre a dinâmica da colisão. A vítima conduzia uma Honda Biz 125, e o outro veículo envolvido é um Chevrolet Corsa Hatch.

A Eco101 também atuou no atendimento à ocorrência. Em nota, a empresa informou que a ocorrência foi registrada às 22h02. "Para o atendimento, foram acionados recursos operacionais da concessionária (ambulância, guincho e viatura de inspeção), além da PRF, perícia da Polícia Civil e IML. O motociclista faleceu no local. O tráfego seguiu com desvio em ambos os sentidos e foi totalmente liberado à 1h17", finalizou.

A perícia da Polícia Científica foi acionada para fazer a remoção do corpo e analisar a cena do acidente.

Atualizado há 3 horas
Ícone - Publicado em Publicado em 29 de maio de 2024 às 08:58

Médico que infartou no RS será transferido para o ES nesta 4ª feira (29)

O médico Walter José Roberte Borges, de 50 anos, que sofreu um infarto em Pelotas, no Rio Grande do Sul
O médico Walter José Roberte Borges, de 50 anos, que sofreu um infarto em Pelotas, no Rio Grande do Sul. (Arquivo pessoal)

O médico Walter José Roberte Borges, de 50 anos, que sofreu um infarto em Pelotas, no Rio Grande do Sul, enquanto trabalhava no Estado atingido pelas fortes chuvas há um mês, será transferido para o Espírito Santo nesta quarta-feira (29). O anestesista é natural de Linhares, mas mora em Vila Velha. Após infartar, ele foi internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas, onde permaneceu desde então.

Em contato com a reportagem de A Gazeta, o cunhado dele, Herick Assis, afirmou que Walter Borges deve chegar ao Estado no início da tarde desta quarta-feira (29). O médico deve ser encaminhado ao Hospital Evangélico de Vila Velha.

"Parte da nossa agonia vai ser acalmada, acalentada. Ele sai de Pelota às 11h30 e deve chegar ao Estado por volta das 14h. Foi uma comoção a nível nacional, algo muito expressivo. A gente entende a dor das pessoas no Rio Grande do Sul. Em nome da família do Dr. Walter, agradecemos. Muito obrigado", disse o cunhado.

Desde o infarto, que ocorreu no dia 20 de maio, a família tenta trazer o médico Walter Borges para o Espírito Santo. Procurado pela reportagem de A Gazeta, o Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel) informou que durante a realização de uma cirurgia no dia 20 de maio, o profissional saiu da sala e, ao ser encontrado, estava inconsciente e foi imediatamente atendido pela equipe, resultando em sua internação na UTI. O médico anestesista Walter José Roberte Borges é ligado à empresa Idec Saúde Ltda, que presta serviços terceirizados de anestesiologia à instituição desde março de 2023.

Secretaria da Saúde do Espírito Santo (Sesa) havia informado na terça-feira (28) que realizou contato com o hospital em que o paciente está internado no estado do Rio Grande do Sul e já providenciou leito em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Ícone - Publicado em Publicado em 29 de maio de 2024 às 07:57

'Orelha': suspeito de homicídio é preso em operação no Norte do ES

Fabrício tinha mandado de prisão em aberto e é principal suspeito de homicídio em Conceição da Barra
Fabrício tinha mandado de prisão em aberto e é principal suspeito de homicídio em Conceição da Barra. (Divulgação/PCES)

Um homem apontado como o principal suspeito de um assassinato em Conceição da Barra, no Norte do Espírito Santo, foi preso durante uma operação da Polícia Civil na noite de segunda-feira (27), na cidade vizinha de São Mateus. Contra Fabrício dos Santos Lopes, conhecido como “Orelha”, havia um mandado de prisão em aberto pelo homicídio de Jessé Fehlberg, e ele também é suspeito de uma tentativa de homicídio no dia 5 deste mês, no bairro Marcílio Dias I. A corporação não deu detalhes sobre os casos.

Outras prisões

Outros criminosos foram presos em Conceição da Barra na terça-feira (28). Durante a manhã, em uma nova operação da Polícia Civil, para cumprir mandados de busca e apreensão, Tarcísio Prates Lima foi pego em flagrante pelo crime de tráfico de drogas. 

Diones tinha mandado de prisão por tentativa de feminicídio
Diones tinha mandado de prisão por tentativa de feminicídio. (Divulgação/PCES)

Também foi preso Dionis de Assis Ribeiro, que tinha mandado de prisão preventiva por tentativa de feminicídio, descumprimento de medida protetiva e por causar incêndio.

*CORREÇÃO: após a publicação desta matéria, a Polícia Civil corrigiu a informação, esclarecendo que a prisão de "Orelha" aconteceu, de fato, em São Mateus, e não em Conceição da Barra, como constava anteriormente. O texto foi corrigido.

Atualizado há 3 horas
Ícone - Publicado em Publicado em 28 de maio de 2024 às 19:07

Engavetamento complica o fluxo de veículos na Terceira Ponte

Um acidente com quatro veículos na Terceira Ponte, sentido Vitória X Vila Velha, complicou o trânsito no final da tarde desta terça-feira (28). O engavetamento foi confirmado pela Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES), segundo a qual não houve vítimas.

“O guincho foi acionado e fez a retirada de um veículo. Os demais seguiram viagem. A pista está liberada”, informou, por meio de nota.

Ícone - Publicado em Publicado em 28 de maio de 2024 às 18:50

Colisão com viatura da Polícia Civil deixa trânsito lento no Centro de Vitória

Mapa virtual mostra acidente na Jerônimo Monteiro e o trânsito retido nos dois acessos ao Centro da Capital
Mapa virtual mostra acidente na Jerônimo Monteiro e o trânsito retido nos dois acessos ao Centro da Capital. (Reprodução | Waze)

Uma colisão deixou o trânsito lento no Centro de Vitória, no final da tarde desta terça-feira (28). O acidente ocorreu na Avenida Jerônimo Monteiro e não deixou vítimas. Segundo a Guarda Municipal, um dos veículos envolvidos é uma viatura da Polícia Civil e que, por conta disso, é necessário aguardar uma equipe de peritos.

A viatura ocupa uma das três faixas da pista e uma equipe da Guarda de Vitória está no local sinalizando e orientando motoristas até que o veículo possa ser removido do local. A reportagem demandou a Polícia Civil e aguarda retorno. 

Ícone - Publicado em Publicado em 28 de maio de 2024 às 17:22

Fugitivo da Justiça na Argentina por estupro é preso em Alfredo Chaves

Alfredo Chaves: mais de 10% da população contraiu o coronavírus
O argentino foi preso em Alfredo Chaves e estava na lista de procurados da Interpol. (Divulgação)

Um argentino, que não teve a identidade revelada pela Polícia Federal, foi preso nesta terça-feira (28) em Alfredo Chaves, na Região Serrana do Espírito Santo. O homem, segundo a PRF, era fugitivo da Justiça Argentina pelo crime de abuso sexual. O nome dele estava inserido na Difusão Vermelha da Interpol.

O cumprimento ao mandado de prisão foi expedido pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux. A prisão foi realizada através do Núcleo de Cooperação Policial Internacional da Superintendência de Polícia Federal no Espírito Santo.

Segundo a PF, o preso ficará à disposição do STF, que, após sanear o processo, irá comunicar as autoridades argentinas para recambiá-lo.

Atualizado há 17 horas
Ícone - Publicado em Publicado em 28 de maio de 2024 às 16:34

Poste cai e fica pendurado por fios na Rodovia Serafim Derenzi

Poste ficou pendurado por fios na Rodovia Serafim Derenzi
Poste ficou pendurado por fios na Rodovia Serafim Derenzi. (Leitor de A Gazeta/Montagem: Caroline Freitas)

Um poste praticamente caiu e ficou pendurado por fios na Rodovia Serafim Derenzi, na região da Grande São Pedro, em Vitória, por volta das 15h desta terça-feira, bloqueando completamente o fluxo de veículos por algumas horas. A informação foi confirmada pela Guarda Civil Municipal, que enviou uma equipe ao local. Ainda não se sabe o que provocou a queda da estrutura. 

Às 18h22, a Guarda informou que o trânsito foi totalmente liberado no final do dia. Horas antes, a equipe havia informado que “o fluxo de veículos teve que ser bloqueado na Rodovia Serafim Derenzi, nos dois sentidos, em razão de um poste preso apenas pela fiação e oferecendo risco de queda. O serviço é de responsabilidade da EDP.”

Ainda segundo a Guarda, para proteger pedestres e veículos, foi necessária a interdição da via até que a liberação possa ocorrer de maneira segura.

Às 17h41, a EDP informou, por meio de nota, que uma equipe técnica foi ao local para realizar os reparos necessários. "Não há falta de energia. A causa está sendo apurada."

Atualizado há 20 horas
Ícone - Publicado em Publicado em 28 de maio de 2024 às 14:34

Estudantes de Vitória recebem tênis com identificação de prefeitura de cidade de Goiás

Uma cena no mínimo curiosa aconteceu com a mãe de uma estudante da rede pública municipal de Vitória na segunda-feira (27). Uma simples entrega de uniformes para a filha de cinco anos acabou virando uma confusão. O tênis que seria utilizado pela criança, que estuda em uma creche em Jardim Camburi, tinha a identificação da Prefeitura de Senador Canedo, cidade do Estado de Goiás. O correto seria uma indicação da prefeitura da Capital capixaba, como pode ser visto em outras peças do uniforme.

A mãe da criança, que preferiu não se identificar, gravou um vídeo que mostra o calçado com a identificação da cidade goiana. Em entrevista à reportagem de A Gazeta, a responsável pela estudante contou sobre a surpresa ao ver o material errado.

"Quando eu peguei, vi que era da cor verde, diferente do que eu imaginava que seria. Cheguei em casa e vi que era de uma prefeitura de uma cidade do Estado de Goiás. E não foi só a minha filha que recebeu esse tênis", contou ela para a reportagem de A Gazeta.

O comparativo entre o tênis recebido e o que deveria ter chegando aos alunos em Vitória
O comparativo entre o tênis recebido e o que deveria ter chegando aos alunos em Vitória. (Leitor | A Gazeta)

A reportagem de A Gazeta procurou, então, a Prefeitura de Vitória para saber o que causou o erro e como a administração municipal pretende solucionar a confusão. Em nota, a Secretaria Municipal de Educação informou que foram comprados 45.543 pares de tênis e que, conforme acordado no contrato, é responsabilidade da empresa fabricante entregá-los já separados para cada unidade de ensino.

Até o momento, segundo a Prefeitura de Vitória, foram identificadas 21 unidades enviadas equivocadamente pela empresa fabricante, que foi acionada para resolver o problema. A empresa informou à prefeitura que ocorreu uma troca no momento da produção dos calçados. Os tênis com a identificação incorreta já foram recolhidos e substituídos, garantiu a administração municipal.

"O erro na distribuição não está relacionado a uma parceria com a Prefeitura de Senador Canedo, uma vez que a compra dos materiais foi realizada diretamente com a empresa fabricante, que atende múltiplos municípios. Não houve prejuízo financeiro para a Prefeitura de Vitória, pois o custo da troca dos materiais será arcado pela empresa fabricante", informou a Prefeitura de Vitória.

Por fim, a prefeitura detalhou que todas as crianças e estudantes matriculados no ensino público municipal de Vitória têm direito a receber os uniformes, sem critérios específicos de idade ou renda, uma vez que a distribuição é universal para os estudantes da rede.

Ícone - Publicado em Publicado em 28 de maio de 2024 às 14:07

Buraco que sempre volta na Ponte da Passagem incomoda motoristas em Vitória

Um buraco que frequentemente "dá as caras" no meio da Ponte da Passagem tem gerado dor de cabeça para motoristas e motociclistas que acessam a via no sentido Jardim da Penha, em Vitória. Como registrado pelo repórter–fotográfico de A Gazeta Ricardo Medeiros, quem transita pela região precisa diminuir a velocidade na pista. Isso ocorre porque, dias depois de ser consertado, o asfalto volta a ficar danificado devido ao intenso fluxo de veículos.

Procurado pela reportagem de A Gazeta, o secretário de Obras de Vitória, Gustavo Perin, informou que o local conta com um problema na junta de dilatação.

“Identificamos o problema, estamos cientes das reclamações e já temos projeto para a correção. O esperado é que isso seja sanado com uma intervenção noturna, na madrugada desta quarta-feira (29)”, explica Gustavo.

Além da Ponte da Passagem, recentemente, as reclamações do asfalto em Vitória também foram ouvidas em pontos da Norte-Sul, em Camburi, e na Leitão da Silva, que cruza bairros como Itararé, Bento Ferreira e Gurigica.

João Barbosa
Repórter / [email protected]
Ícone - Publicado em Publicado em 28 de maio de 2024 às 13:18

Homem detido por tráfico foge de cela na Delegacia de São Mateus

Cela onde suspeito conseguiu fugir na delegacia de São Mateus
Cela onde suspeito conseguiu fugir na delegacia de São Mateus. (Reprodução/Redes sociais)

Um homem que havia sido detido por suspeita de tráfico de drogas conseguiu fugir da cela na Delegacia Regional de São Mateus, Norte do Espírito Santo. De acordo com a Polícia Civil, o caso aconteceu na madrugada desta terça-feira (28), enquanto era finalizado o boletim de ocorrência da Polícia Militar.

A PC informou que o suspeito havia sido colocado pelos militares que atuaram na ocorrência em uma cela antiga de área desativada no prédio da delegacia — e que há uma cela nova na parte reformada do imóvel. Uma imagem mostra a grade aberta e parte da parede destruída.

A perícia patrimonial da Polícia Científica foi acionada para investigar a fuga bem como a Corregedoria da PC vai apurar o caso. O 13º Batalhão da Polícia Militar informou que também será instaurado um procedimento, em paralelo ao da Polícia Civil, para apurar as condições em que o fato aconteceu. 

Ícone - Publicado em Publicado em 28 de maio de 2024 às 10:57

Acidente em Aracruz matou corretor que foi secretário em Linhares

Welio Pompermayer, vítima de acidente na BR 101, foi secretário municipal de Linhares
Welio Pompermayer, vítima de acidente na BR 101, foi chefe. (Reprodução/Redes Sociais)

O acidente envolvendo um carro e uma carreta na BR 101, em Aracruz, no Norte do Espírito Santo, na tarde desta segunda-feira (27), matou o empresário e corretor de imóveis Welio Pompermayer, de 50 anos. Ele atuou como chefe de gabinete e, de forma interina, foi secretário de comunicação da Prefeitura de Linhares por um ano durante a gestão do ex-prefeito Nozinho Corrêa (2012 a 2016.

Imagens mostram que o veículo que Welio dirigia, um Fiat Mobi branco, ficou completamente destruído após a colisão com a carreta. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o corretor morreu no local. A corporação informou que o carro teria invadido a contramão e batido de frente no veículo maior.

Colega de Welio, o advogado e ex-secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Paneto, lembra do amigo com alguém que sempre estava disposto a ajudar. 

“Nós fomos secretários juntos no governo de Nozinho. Welio era o nosso para-raio, sempre que aparecia um problema, a gente batia no gabinete, e ele sempre solícito, sempre nos ajudou. Esse era o perfil dele, parceiro, trabalhador e amigo. Ele era um bom pai, um bom marido e amigo. Profissional fantástico e que infelizmente nos deixou muito cedo. A gente espera que Deus conforte a família e amigos. Esposa e o filho possam seguir”, disse.

Welio deixa a esposa Karine e o filho Murilo Pompermayer. Em uma mensagem nos stories do Instagram, Karine se referiu a Welio como “um homem e pai incrível”. O corpo está sendo velado na Igrejinha Velha, em frente à Praça 22 de Agosto, no Centro de Linhares. O sepultamento está marcado para às 15h, no Cemitério São José, no bairro Interlagos.

Acidente com morte na BR 101, em Aracruz
Acidente com morte na BR 101, em Aracruz. (Leitor | A Gazeta)
Ícone - Publicado em Publicado em 27 de maio de 2024 às 20:30

Polícia prende dupla investigada por roubar e matar homens dentro de carro na Serra

Dois jovens são assassinados na Serra
Jovens foram assassinados dentro de carro na Serra. (Diony Silva)

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Serra, prendeu, um homem de 38 e uma mulher de 21 anos, apontados como autores da morte de Gabriel Miranda Rocha e Paulo Henrique Nascimento Miranda. Eles foram assassinados a tiros em um carro no Bairro de Fátima, na Serra, no dia 9 de janeiro.

Inicialmente, o caso foi registrado como duplo homicídio, porém, a polícia informou que, após as investigações, constatou-se crime de latrocínio, que é o roubo seguido de morte.

A prisão ocorreu no bairro Riviera da Barra, em Vila Velha. A Polícia Civil passou mais detalhes sobre o crime em coletiva de imprensa na manhã de terça-feira (28). Clique aqui e veja motivação das mortes.

Atualizado há um dia
Ícone - Publicado em Publicado em 27 de maio de 2024 às 20:10

ES enviará quarta equipe de bombeiros para auxiliar nos trabalhos de resgate no RS

Guarnição composta por 12 bombeiros e um cão de busca e resgate do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) chegou ao Rio Grande do Sul e já se apresentou ao comando local no sábado (18)
O ES já enviou três equipes de militares dos bombeiros ao RS e prepara um quarto envio ao Estado gaúcho. (Divulgação CBMES)

A terceira equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), que estava auxiliando nos trabalhos de busca e resgate no Rio Grande do Sul, chega ao Estado nesta terça-feira (28) e serão recepcionados pelo secretário de Segurança Pública, Eugênio Ricas.

Além disso, mais 12 militares e dois cães de busca saem de Vitória para a continuidade dos trabalhos na missão de apoio ao Rio Grande do Sul. Esta é a quarta equipe mobilizada pelo Espírito Santo para a missão no Estado gaúcho.

A guarnição sai do Espírito Santo às 10h desta terça-feira e a previsão é que chegue ao Rio Grande do Sul na quinta (29). Lá, os capixabas ficarão à disposição do Comando do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, para dar continuidade às ações de busca, salvamento e distribuição de ajuda humanitária.

Ícone - Publicado em Publicado em 27 de maio de 2024 às 18:43

Caminhão-cegonha fica "agarrado" e arranca semáforo em avenida de Vitória

Uma cena curiosa chamou a atenção de quem trafegava no cruzamento da Avenida Rio Branco com a Rua Eugênio Netto, em Santa Lúcia, Vitória, por volta das 16h30 desta segunda-feira (27). Uma carreta do tipo cegonha "agarrou" na fiação da rua e arrancou um semáforo. O motorista do veículo, que não é do Espírito Santo, foi multado.

De acordo com a Guarda Municipal, após a colisão, o fluxo de veículos teve que seguir com o semáforo auxiliar, além de agentes atuarem fazendo a sinalização e orientando os motoristas. Uma equipe de manutenção foi acionada para os reparos e uma das faixas de pedestres foi interditada.

Para os guardas, o condutor da carreta informou que não é do Espírito Santo e estava seguindo o caminho orientado pelo aparelho de geolocalização. Ele foi multado por "dirigir em via com veículo com peso e tamanho superiores ao permitido".

Motoristas chegaram a informar para a reportagem da Rede Gazeta que a mesma carreta teria "agarrado" novamente mais à frente, na altura da Rua das Palmeiras, mas a Guarda Municipal disse que nada foi constatado.

Questionada pela reportagem de A Gazeta se os fios danificados eram de energia, a EDP respondeu que "os cabeamentos mencionados pertencem e são de responsabilidade de empresas de telecomunicação", e iria notificar as companhias quanto à necessidade de reparo dos fios o mais rápido possível.

Ícone - Publicado em Publicado em 27 de maio de 2024 às 18:27

Para não pagar R$ 500, homem mata outro com 25 facadas em Pinheiros

Um homem de 49 anos, que não teve a identidade revelada, foi encontrado morto na manhã desta segunda-feira (27) em um cafezal na localidade de Córrego da Cacimba, na zona rural de Pinheiros, no Norte do Espírito Santo. De acordo com a perícia da Polícia Científica, a vítima recebeu aproximadamente 25 facadas nas regiões do abdômen, costas e membros superiores.

Pinheiros
A polícia esteve no cafezal onde o corpo foi localizado em Pinheiros. (Divulgação)

O suspeito do homicídio, um homem de 20 anos, foi preso em flagrante, dentro da casa onde morava, no bairro Nova Galileia, também em Pinheiros. Em depoimento na delegacia, o suspeito alegou que a motivação do crime está relacionada a uma dívida de drogas, pois ele devia cerca de R$ 500 à vítima.

Segundo a Polícia Civil, o suspeito foi autuado em flagrante por homicídio qualificado. Após os procedimentos, ele foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanece à disposição da Justiça.

Ícone - Publicado em Publicado em 27 de maio de 2024 às 17:34

Professores da Ufes rejeitam proposta do governo federal e mantêm greve

Associação dos Docentes da Ufes (Adufes) decidiu rejeitar a proposta feita pelo governo federal, em rodada de negociação no dia 15 de maio. Assim, os professores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) seguem em greve. Segundo comunicado divulgado pela associação, além da discordância quanto aos índices de recomposição salarial que foram oferecidos, não houve acenos da União quanto a outras reinvindicações. 

O governo propõe reajuste salarial de 4,5% ao ano para 2025 e 2026. Já o sindicato pede recomposição de 5,16% já em 2024, seguido de 9% em 2025, e 7,06% em 2026. Foram 123 votos pela rejeição da proposta, 5 abstenções e nenhum voto pela aceitação, na assembleia realizada na última sexta-feira (24). O comando local da greve também decidiu encaminhar uma contraproposta para o comando nacional do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes).

No comunicado da Adufes, não há uma previsão do retorno às aulas. E a nota retorça a insatisfação da categoria com a proposta apresentada pelo governo federal. "O governo tentou dar um ultimato à greve, mas a assembleia da Adufes teve várias falas que repetiram que quem decide sobre o fim da greve são as(os) trabalhadoras(es)", diz o texto.

A greve dos professores da Ufes começou no dia 15 de abril. Entre as reinvindicações da categoria estão: recomposição salarial e o orçamento das instituições de ensino federais. Além dos professores, técnicos-administrativos da universidade também estão em greve desde 13 de março.

Felipe Sena
Repórter / [email protected]
Ícone - Publicado em Publicado em 27 de maio de 2024 às 17:23

Mais um acidente com morte é registrado na BR 101 em Aracruz

Um empresário e corretor de imóveis morreu após um carro e uma carreta colidirem no quilômetro 193 da BR 101, na altura do distrito de Guaraná, em Aracruz, Norte do Espírito Santo, na tarde desta segunda-feira (27). A vítima, Welio Pompermayer, atuou como chefe de gabinete e também foi secretário Municipal de Comunicação interino em Linhares durante a gestão do ex-prefeito Nozinho Corrêa, entre 2012 e 2016. 

Em imagens recebidas pela reportagem é possível observar que o automóvel que Welio dirigia, um Fiat Mobi, ficou completamente destruído. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), ele morreu no local. A Polícia Científica informou que o corpo foi encaminhado para o Serviço Médico Legal (SML) de Linhares. A colisão ocorreu por volta de 15h40.

Welio Pompermayer, vítima de acidente na BR 101, foi secretário municipal de Linhares
Welio Pompermayer, vítima de acidente na BR 101, foi chefe. (Reprodução/Redes Sociais)

O trecho onde aconteceu a batida é próximo ao local em que um caminhão-guincho e dez motocicletas se envolveram em um acidente no domingo (26). Os motociclistas estavam em um grupo de 14 veículos. Um homem, identificado como Caimon Silva, morreu no local do acidente. Outra vítima, identificada como Marcio Greich, chegou a ser levada ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos.

Acidente com morte na BR 101, em Aracruz
Acidente com morte na BR 101, em Aracruz. (Leitor | A Gazeta)

ATUALIZAÇÃO: Após publicação desta matéria, a reportagem teve acesso à identificação da vítima e o texto foi atualizado.

Atualizado há um dia
Mariana Lopes
Repórter / [email protected]