> >
Onda de calor: exposição ao sol pode causar desidratação grave

Onda de calor: exposição ao sol pode causar desidratação grave

Os sintomas da desidratação podem incluir tontura, mal-estar, dor de cabeça, fraqueza, queda de pressão e até desmaios

Publicado em 18 de março de 2024 às 16:28

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Mulher com calor
A exposição ao sol e ao calor exige cuidado. (Shutterstock)

Uma onda de calor que atinge o Brasil alcançou novos recordes neste domingo (17), com uma sensação térmica de 62,3 °C no Rio de Janeiro. As ondas de calor são geradas por bloqueios atmosféricos causados por grandes sistemas de alta pressão atmosférica, segundo a definição da Climatempo. A consequência disso são dias seguidos com temperaturas de até 5 °C acima da média, o que coloca a saúde humana em risco.

A exposição ao sol e ao calor exige cuidado, especialmente em dias de temperaturas mais altas e clima seco. A principal recomendação dos especialistas é manter o corpo hidratado, para prevenir dois dos principais problemas de saúde desta estação: desidratação e insolação.

O clínico-geral Rodrigo Portela de Santana, da Clínica da Cidade, explica que a desidratação coloca o organismo sob grande estresse. “A falta de líquidos pode ser potencializada em dias de altas temperaturas, podendo causar um colapso do organismo”, explica.

O profissional chama a atenção para os sintomas da desidratação, que podem incluir tontura, mal-estar, dor de cabeça, fraqueza, queda de pressão e até desmaios.

“É vital ingerir uma grande quantidade de água. Bebidas açucaradas, como refrigerantes e sucos de caixinha, não promovem a hidratação adequada, enquanto as bebidas alcoólicas têm potencial para causar desidratação", alerta. 

Aspas de citação

Líquidos isotônicos que são de mais rápida absorção, também são aliados importantes

Rodrigo Portela de Santana
Clínico-geral
Aspas de citação

Já a insolação, uma condição grave causada pela exposição excessiva ao sol e ao calor intenso, ocorre quando a temperatura do corpo excede 40º C. “É importante evitar a exposição ao sol entre as 10h e 16h, quando os raios ultravioleta (UV) incidem com mais intensidade. E, sempre usar o protetor solar”, recomenda o médico.

Cuide da alimentação

Cuidar da alimentação durante o verão também ajuda a manter a saúde. O médico alerta para a procedência, armazenamento e manipulação adequada dos alimentos.

“É preciso tomar muito cuidado em relação à ingestão de alimentos, que podem ter maior proliferação de bactérias ao serem expostos a altas temperaturas, como o ovo e a maionese, que podem levar às infecções intestinais. Além disso, é prudente evitar alimentos pesados, preferindo os mais leves, como as saladas. Ainda assim, é importante lembrar que frutas e verduras precisam ser muito bem lavadas em água corrente, bem como com solução para matar eventuais bactérias”, orienta Rodrigo.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais