> >
Veja 7 alimentos que são vilões da alimentação saudável

Veja 7 alimentos que são vilões da alimentação saudável

Nutricionistas explicam que a melhor dieta vem de alimentos naturais, minimamente processados, e concentra-se na qualidade e nas porções, que devem conter vegetais, grãos integrais e carnes magras

Publicado em 27 de julho de 2021 às 16:23

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Iorgute
Iorgute: muitos são ricos em açúcar e às vezes disfarçados de alimentos saudáveis. (Freepik)

A alimentação saudável é uma grande aliada na qualidade de vida de qualquer pessoa. Segundo nutricionistas, é preciso diminuir o contato com substâncias químicas, enlatados, processados e embutidos. Apesar da correria do dia a dia, todo mundo quer comer bem, mas poucos conseguem seguir a regra, na prática.

A médica nutróloga Marcella Garcez, diretora da Associação Brasileira de Nutrologia, diz que é errado focar apenas nas calorias dos alimentos na hora de fazer a escolha. "Apesar de ser um dado importante, é absolutamente equivocado focar apenas nas calorias como fator de escolha para consumo alimentar. Muito mais relevante é conhecer a composição dos alimentos e suas funcionalidades", diz.

É recomendável saber além das calorias, se tem proteínas, gorduras e quais são elas, se os carboidratos representam os açúcares, se tem fibras, sódio e outros minerais, vitaminas, corantes e conservantes. "Gorduras modificadas para ficarem mais estáveis e açúcar em excesso estão entre os maiores equívocos alimentares da vida moderna e com o consumo excessivo de sal, são a principal causa de desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis como obesidade, diabetes e hipertensão", diz a médica.

INVISTA NOS VEGETAIS

A nutricionista Adriana Stavro diz que existem alimentos, como pão integral e barras de cerrais, que parecem inofensivos, mas na verdade são cheios de açúcar, adoçantes, corantes, aromatizantes, sal e outros elementos prejudiciais à saúde e para perda de peso. "A melhor dieta vem de alimentos naturais, minimamente processados, e concentra-se na qualidade e nas porções, que devem conter vegetais, grãos integrais e carnes magras", explica.

Para ela, a lista de ingredientes é a melhor ferramenta para determinar se um produto alimentar é uma boa escolha ou não. "Na verdade, é a única maneira de determinar se o item é feito de comida real ou se contém açúcares, óleos vegetais e aditivos adicionados. Então, toda vez que comprar algo no supermercado, não importa se é iogurte ou molho de tomate, leia a lista de ingredientes", sugere.

Um padrão alimentar baseado em vegetais é o caminho a seguir. "Estudos mostram que pessoas que consomem uma alimentação baseada em vegetais têm risco 16% menor de desenvolver doenças cardíacas, possivelmente porque essas dietas tendem a incluir mais fibras ​​e nutrientes como potássio, vitamina, antioxidantes dentre outros, enquanto limita a ingestão de gordura saturada e carboidratos refinados", diz Adriana Stavro.

Adriana Stavro, nutricionista
A nutricionista Adriana Stavro fala sobre os alimentos que podem ser vilões. (Divulgação Adriana Stavro)
Aspas de citação

A comida não é o inimigo. Em vez de focar no que você não deve comer, pense no que você pode adicionar ao seu prato para melhorar sua saúde

Adriana Stavro
Nutricionista
Aspas de citação

VEJA OS RÓTULOS

A nutricionista Simone Silva, da Clínica Simone Neri, conta que é importante ter conhecimento do que se está consumindo. "Por isso, conhecer e saber verificar os rótulos dos alimentos é importante para uma alimentação mais saudável. Através deles verificamos a quantidade calórica, a quantidade de gordura, açúcar, sódio e quais ingredientes este produto possui".

Ela diz ser comum, para quem está no processo de emagrecimento, verificar que determinado produto tem baixa caloria, e logo pensar ser saudável e que pode ser consumido em grande quantidade. "Mas engana-se, pois este produto pode conter um teor maior de gordura, sódio ou outros aditivos químicos que também são prejudiciais à saúde", ressalta.

Por isso, é preciso ficar atento as escolhas. A recompensa de um estilo de vida saudável é enorme. É comprovado que hábitos alimentares saudáveis reduzem o risco de doenças cardiovasculares, certos tipos de câncer, diabetes tipo 2, obesidade e até ansiedade e depressão.

As profissionais listaram sete alimentos vilões da alimentação saudável. Veja abaixo.

  • Iorgutes

    01

    Iogurtes

    Se você come muito iogurte adoçado em busca de uma dieta saudável, verifique o rótulo com um pouco mais de cuidado. Muitos são ricos em açúcar e às vezes disfarçados de alimentos saudáveis, e se equiparam mais a uma sobremesa, especialmente aqueles com adição de frutas ou coberturas. 

  • sanduíche

    02

    Peito de peru

    Pode parecer saudável por ter poucas calorias e baixo teor de gorduras. Mas como todo embutido, apresenta uma grande quantidade de sódio, conservantes e corantes.

  • Alimentos saudáveis: gelatina

    03

    Gelatina

    Aparentemente saudáveis, as gelatinas com açúcar adicionado e ingredientes químicos, não são as melhores escolhas. O ideal são as versões com gelatina e suco natural, sem açúcar.

  • Biscoito

    04

    Biscoitos integrais

    Mesmo tendo em seu rótulo a descrição integral, não é sinônimo de saudável, afinal é um produto industrializado e que possui sódio e gordura. Também podem trazer carboidratos, gorduras e calorias em excesso

  • Chocolate

    05

    Chocolate diet

    Os alimentos diet são aqueles em que há retirada de algum ingrediente da formulação, sendo o mais comum o açúcar. Mas a retirada deste ingrediente é compensada por outro em quantidade bem maior, como o alto teor de gordura,  para garantir o sabor.

  • Barra de cereal

    06

    Barra de cereais

    As barras de cereais são frequentemente consideradas um lanche saudável, mas, apesar dessas afirmações muitas são carregadas com adição de açúcar, calorias e ingredientes artificiais.

  • Suco

    07

    Suco de caixinha

    A grande maioria tem grande quantidade de açúcar adicionado, não tem as fibras das frutas, além de substâncias para acentuar sabor e conservantes. Suco de fruta não é o mesmo que fruta. Alguns sucos industrializados tem tanto açúcar quanto outras bebidas açucaradas.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais