> >
Surfistas têm maior risco de contrair 'superbactérias'

Surfistas têm maior risco de contrair "superbactérias"

Adeptos desse esporte engolem dez vezes mais água contaminada por esgoto que nadadores, por exemplo

Publicado em 16 de janeiro de 2018 às 18:57

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Surfista na Praia de Camburi. (Fernando Madeira - 30/04/2014)

Surfistas de centros urbanos têm três vezes mais risco de contrair superbactérias resistentes a antibióticos do que outras pessoas. De acordo com uma pesquisa da Universidade de Exeter, no Reino Unido, adeptos desse esporte engolem dez vezes mais água contaminada por esgoto que nadadores, por exemplo.

As superbactérias são uma das maiores ameaças à saúde pública no planeta, de acordo com cientistas. Milhares de pessoas morrem todos os anos devido a microorganismos que desenvolveram resistência a todos os antibióticos conhecidos. Ou seja, não há remédio para tratar uma infecção contraída por superbactéria.

Esses microorganismos nocivos estão desenvolvendo resistência devido ao uso desnecessário ou exagerado de antibióticos na população humana, entre outros motivos. Mas a equipe da Universidade de Exeter se debruçou sobre os riscos de contaminação no ambiente.

Amostras

Os cientistas coletaram amostras de fezes de 273 britânicos, sendo que metade dos participantes pratica surfe regularmente. Após análise em laboratório, eles descobriram que 9% dos surfistas nesse grupo carregavam formas resistentes da temida bactéria E-coli. Por outro lado, apenas 3% dos participantes que não praticam surfe tinham essa forma da bactéria.

“Essa pesquisa é a primeira desse tipo a identificar uma ligação entre o surfe e a colonização do intestino por bactéria resistente a antibióticos", afirma a cientista Anne Leonard, autora principal do estudo, publicado neste domingo pelo periódico "Environment Internacional".

Este vídeo pode te interessar

De acordo com especialistas, antibióticos são lançados no meio ambiente oriúndos de fazendas e de esgoto, entre outras fontes. Em algumas áreas, pode ser observada uma concentração de antibóticos maior do que em pacientes sendo tratados com esse medicamento.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais