ASSINE

Sucos de frutas cítricas refrescam, hidratam e reforçam a imunidade

Abacaxi, laranja, morango e limão... As bebidas feitas dessas frutas hidratam e são ricas em vitamina C, que é antioxidante, e também ativam a produção de glóbulos brancos que ajudam a fortalecer o sistema imunológico

Vitória / Rede Gazeta
Publicado em 05/02/2021 às 02h00
Suco de Abacaxi
O melhor horário para consumir os sucos cítricos é próximo ao almoço ou jantar . Crédito: Freepik

O calor não tem dado trégua. E, além de beber muita água, os sucos também podem ajudar a refrescar nesse verão. Os feitos com frutas cítricas, como laranja, abacaxi, morango e limão, são ótimas opções. Os sucos cítricos refrescam, hidratam e reforçam a imunidade. "Essas bebidas hidratam e são ricas em vitamina C, que é antioxidante, e também ativam a produção de glóbulos brancos e ajudam a fortalecer o sistema imunológico", explica a nutricionista Fernanda Pignaton.

A profissional conta que os sucos podem ser consumidos diariamente. "Lembre-se que a bebida é 1 porção de fruta para 1 copo de água. Não devemos exceder 4 a 5 porções de fruta por dia, seja da própria ou do suco", diz.

A nutricionista Monique Karenine e Souza, da Pronep Life Care, conta que os sucos cítricos são ricos em vitamina C, e que o nosso organismo necessita de, em média, 600 mg dessa vitamina por dia. E a recomendação é preparar o suco e ingerir logo em seguida. A ingestão de frutas, tanto por meio de sucos ou in natura, pode melhorar a resposta imunológica como um todo, tanto em crianças, como adultos e idosos, porém, não de forma isolada. "O ideal é manter uma alimentação balanceada, com proteínas, lipídios, carboidratos, vitaminas e minerais. Como as frutas são fontes de vitaminas e minerais, logo, devem fazer parte da nossa rotina", diz.

Ela também diz que o consumo do suco pode ser diário. "O melhor horário para se ingerir o suco cítrico é antes ou durante as grandes refeições, que são o almoço e o jantar, pois as frutas cítricas são ricas em vitamina C, que auxiliam na absorção do ferro", diz Monique Karenine.

A nutricionista Fernanda Pignaton concorda. "É bom tomar sucos, como o de limão, próximos às refeições, quando ingerimos folhas verdes, para aumentar a absorção de ferro e transformar no ferro heme que nosso corpo utiliza de fato". Porém, a profissional ressalta que não é todo mundo que pode consumir a bebida. " Pessoas com gastrite e refluxo devem tomar cuidado com consumo de frutas cítricas, pois podem ter o quadro agravado, causando desconforto", diz. 

Este vídeo pode te interessar

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

Logo AG Modal Cookies

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.