> >
Infectologista capixaba cria desenho animado para dar dicas de saúde

Infectologista capixaba cria desenho animado para dar dicas de saúde

No primeiro episódio, os personagens ensinam as crianças sobre a importância de lavar bem as mãos. Confira o bate-papo com o idealizador, o médico Rafael Nunes Malta

Publicado em 4 de outubro de 2019 às 08:00

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
O médico capixaba Rafael Malta, que criou o desenho animado Doutor Infecto para ensinar dicas de saúde às crianças. (Divulgação)

Aninha, Tozinho, Rorô e o cãozinho Bactrim são uma turma animada que está aprendendo a cuidar da saúde. E para não deixar ninguém ficar doente entra em ação do Doutor Infecto! Juntos, eles ensinam boas práticas à garotada, tudo com muita diversão! 

Os personagens desse desenho animado foram criados pelo médico infectologista capixaba Rafael Nunes Malta, que atua em um hospital particular na Grande Vitória e na equipe de controle de infecção do Hospital São Lucas.

O primeiro episódio da temporada estreou nesta quinta-feira (3) em diversas plataformas, como Youtube, Facebook, Instagram, além do Spotify, Apple Music, entre outras. Nele, a turminha fala sobre a importância de lavar bem as mãos.

"Achei legal estrear no mês das crianças. E no próximo dia 15 é comemorado o 'Dia Mundial da Higienização das Mãos'. O tema é importante. Toda criança pode aprender sobre esse cuidado, que previne várias doenças. No episódio, mostramos que é preciso lavar bem as mãos depois de usar o banheiro ou antes de comer alguma coisa. No final, a música vai ficando mais rápida para ensinar o passo a passo de como lavar as mãos corretamente. Ensinamos a técnica correta, que é, inclusive, aplicada dentros dos hospitais", conta Rafael Malta, ou melhor, o Doutor Infecto.

Tudo saiu da imaginação do médico, que tem uma filhinha recém-nascida em casa, a Rafaela. O conteúdo ainda passou pelo crivo da sobrinha dele, a pequena Ana Alice, de 5 anos. "Ela ia assistindo e aprovando, dando aval se estava gostando ou não", comenta.

Um projeto que ele começou a elaborar faz tempo. "A ideia surgiu há alguns anos, quando comecei minha residência em infectologia. Sempre quis fazer um conteúdo para o público infantil. E nos últimos meses tenho trabalhado criando os personagens, que são diversificados, têm personalidades diferentes. Além disso, fiz os roteiros, as músicas. E uma equipe faz a gravação e a animação", diz o especialista.

Nos próximos episódios da temporada, entrarão temas como dengue, imunidade, vacinação... "Na semana que vem também vamos lançar o clipe só com a música, pensando nas crianças pequenas, que não têm muita paciência para historinha", diz o infectologista.

Este vídeo pode te interessar

E não para por aí. "Estamos produzindo ainda um teatrinho para levar shows para as escolas. Isso deve sair dentro dos próximos seis meses", revela Rafael.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais