Publicado em 27 de dezembro de 2018 às 18:09
Uma boa pedida em dias frios, os caldos e sopas também possuem espaço no cardápio do verão. É que o prato pode ser servido frio ou em temperatura ambiente feito com ingredientes selecionados e modo de preparo diferenciado. Uma boa opção para quem quer uma comida leve para se refrescar em uma praia ou piscina.
Na primeira edição da Revista AG desta estação, pedimos a dois chefs a indicação de três pratos diferentes de fácil preparo no conforto da sua casa: a sopa Vichyssoise de batata e alho-poró, a sopa Gazpacho, ambas veganas, e a sopa de aspargo foram as escolhidas.
O chef Jaaziel Baltazar do restaurante Las Chicas Vegan, em Vila Velha, destaca que no verão é complicado se alimentar com caldos quentes, principalmente em cidades praianas. Nessa época ao consumir uma comida muito consistente, seu dia pode não render e você pode sentir aquele peso da digestão.
No caso dos caldos frios você vai estar comendo algo que alimenta, e ao mesmo tempo é refrescante e de fácil digestão. O caldo te alimenta, te refresca e você tem uma digestão bem tranquila, salienta o Jaaziel, que preparou as sopas de batata com alho-poró e o Gazpacho.
O detalhe é que os ingredientes selecionados para as receitas são os responsáveis pela preservação do sabor dos pratos. No caso do Gazpacho, o suco de limão é um ingrediente que, gelado, exalta mais o sabor. Algumas especiarias, como o alho cru tem o sabor mais marcante do que ele cozido. Como a maioria dos ingredientes vão in natura você tem mais concentração de sabor e vitaminas, explicou Jaaziel.
O chef Marcelo Black, sócio e chef do Espaço Brasil, também em Vila Velha, preparou a sopa de aspargo, uma receita simples. Os ingredientes não são cozidos, é bater e ser servir. Você pode deixar tanto na geladeira ou pode tomar em temperatura ambiente. Mas o sabor é o mesmo quando você coloca na geladeira. O modo de preparo é simples, bom para quem não tem tempo.
Confira as receitas:
SOPA DE ASPARGO
Ingredientes:
1 lata de aspargos
2 xícaras de chá de leite
2 colheres de sopa de requeijão cremoso
Metade de uma cebola
Tomate seco picado
Salsa a gosto
Sal a gosto
Modo de preparo:
Bata os aspargos, o leite, o requeijão, o sal e a cebola no liquidificador, coloque em um recipiente e salpique a salsa e tomate seco e sirva com torradas.
SOPA VICHYSSOISE
Ingredientes:
2 alhos-porós picados
1 cebola picada
3/4 xícara (100 g) de batata fatiada
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
1/8 xícara (270 ml) de leite de amêndoa (que é bem consistente)
Modo de preparo:
Refogue o alho-poró e a cebola picada na manteiga. Cozinhe-os por aproximadamente 8 minutos, mas não deixe que fiquem escuros. Junte a batata. Adicione o sal e a pimenta a gosto. Deixe que a sopa ferva. Após, abaixe o fogo e deixe-a cozinhando por 30 minutos. Bata a sopa no liquidificador ou no processador de alimentos. Ela deve ficar bem cremosa. Deixe-a esfriando. Antes de servir, com a sopa fria, acrescente o leite de amêndoas. Misture-o delicadamente e sirva.
GAZPACHO
Ingredientes:
10 tomates maduros
1 pepino
1 pimentão vermelho pequeno
1 colher de sopa de vinagre
1 colher de café de cominho
Pimenta-do-reino em grãos a gosto
2 dentes de alho
100 ml de azeite de oliva
1/2 taça de vinho branco
Água para cobrir
Modo de preparo:
Corte o tomate em quatro pedaços e despreze a parte branca central. Descasque o pepino e corte-o em cubos. Pique também o pimentão e descarte as sementes e a parte branca. Junte esses ingredientes em uma vasilha, acrescente o vinagre, o cominho, a pimenta, o alho, o azeite e o vinho. Ajuste o sal. Despeje a água até cobrir todos os ingredientes. Leve à geladeira para descansar durante uma noite. No dia seguinte, retire da geladeira, escoe o caldo e reserve-o. Bata os ingredientes no liquidificador, acerte os temperos e acrescente aos poucos o caldo. Pode-se passar o caldo na peneira, mas ficará menos encorpado e não tão saboroso.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta