> >
7 benefícios da corrida para a saúde física e mental

7 benefícios da corrida para a saúde física e mental

Correr diminui a ansiedade, o estresse e a depressão porque é uma atividade lúdica, realizada em grupo ou individualmente

Publicado em 9 de março de 2021 às 15:07- Atualizado Data inválida

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Mulher correndo
O indicado é correr de duas a três vezes na semana, principalmente durante a fase de adaptação. (Freepik)

A corrida não é apenas para maratonistas. Além de gerar bem-estar, a prática do esporte pode trazer inúmeros benefícios para a saúde. Entre os pontos positivos para quem começa a correr estão a melhoria do nível de colesterol, o controle de pressão arterial, o fortalecimento das articulações dos joelhos, a redução de riscos de infarto, o aumento da expectativa de vida, entre outros. "Os benefícios são inúmeros, principalmente considerando a qualidade de vida, a estética e a saúde do indivíduo que pratica essa atividade física", explica o personal trainer Wagner Costa.

Antes de sair correndo é preciso avaliar as condições físicas. O educador físico Edmilson Luiz Martins, da Academia Razões do Corpo, explica que antes de iniciar qualquer tipo de exercício é necessário fazer um acompanhamento. "É preciso consultar um médico para saber se está em condições para a prática da atividade. Após liberado deve-se procurar um profissional de educação física para montagem de programa de treino e acompanhamento". 

Comece o exercício devagar. "Nenhuma pessoa começa a correr longas distâncias de um dia para o outro. Comece com treinos mais leves e vá aumentando gradativamente. O indicado é correr de duas a três vezes na semana, principalmente durante a fase de adaptação", explica Wagner Costa. Escolha um calçado próprio para corridas, se atentando ao tipo de pisada e beba água antes, durante e após a corrida. 

Vale ressaltar que o esporte também ajuda a aliviar a ansiedade. "A prática da corrida sempre foi uma atividade lúdica, além dos benefícios fisiológicos que ela traz, ocorre a interação com outras pessoas e o meio ambiente. Esse efeito acontece porque toda a suadeira estimula a liberação da endorfina, nosso hormônio relaxante natural", explica o educador físico Leandro Cesar Laeber, da Academia Hangar. Para te ajudar a começar no esporte, listamos  7 benefícios da corrida para a saúde. 

  • 01

    Melhora a atividade cerebral.

    O cérebro funciona melhor com atividades aeróbicas constantes. "Isso porque as conexões entre a rede frontal-parietal e outras áreas, as quais estão associadas à memória e ao autocontrole, são mais fortes e abundantes", explica Wagner Costa, que é pós-graduado em nutrição e fisiologia. 

  • 02

    Aumenta a expectativa de vida.

    De acordo com um estudo liderado pelo cardiologista do Estudo do Coração da Cidade de Copenhague, Peter Schnohr, a corrida moderada durante uma hora por semana pode aumentar a expectativa de vida em até seis anos. A pesquisa sugere que correr em um ritmo lento ou médio pode reduzir o risco de morte em 44%, fazendo com que os homens vivam, em média, 6,2 anos a mais e as mulheres, 5,6 anos. 

  • 03

    Melhora o nível de colesterol.

    Leandro Cesar Laeber explica que os exercícios como a corrida auxiliam na diminuição da pressão arterial, o que consequentemente reduz a hipertensão. "O colesterol bom (HDL) aumenta e há uma redução do mau colesterol (LDL)", diz. 

  • 04

    Fortalece os ossos.

    A corrida, por ser uma atividade que gera impacto sobre as articulações, estimula o fortalecimento da nossa massa óssea. A prática é indicada para todos os públicos em todas as idades, claro, sendo sempre acompanhados e orientados por profissionais capacitados.

  • 05

    Alivia o estresse.

    Correr é uma forma de extravasar o estresse acumulado. "Ao movimentar o corpo em grande intensidade, os chamados hormônios da felicidade, a endorfina e a dopamina, são liberados no cérebro. O humor muda em questões de segundos, afastando o estresse", diz Wagner Costa. 

  • 06

    Melhora a qualidade do sono.

    Após o exercício, o corpo libera endorfina, uma substância que provoca a sensação de bem-estar e ajuda a relaxar o corpo. "Praticar exercício auxilia na melhoria da qualidade de vida como um todo", ressalta Leandro Laeber. 

  • 07

    Promove a circulação do sangue.

    Este é um benefício que pode ajudar uma gama de corredores: pessoas com hipertensão, diabetes, colesterol alto ou taquicardia, pessoas sedentárias ou acima do peso que às vezes sentem o coração bater mais rápido sem razão, e até mesmo pessoas com problemas cardíacos.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais