>
Pet
>
Ele é o 'cabeleireiro' das pet celebridades

Ele é o "cabeleireiro" das pet celebridades

Fernando Groomer recebe cães e gatos de toda a Grande Vitória, e até mesmo do interior, que querem ficar mais bonitos para conseguir ainda mais seguidores em seus perfis do instagram

Publicado em 15 de novembro de 2019 às 20:40

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Fernando e Kate com um dos lacinhos de sua coleção. (Divulgação)

Desde criança ele sempre foi apaixonado por animais, vivia com eles por todos os cantos em Belo Horizonte, Minas Gerais, onde morava. O tempo foi passando e essa paixão só foi aumentando, até que, aos 18 anos, Fernando Soares - conhecido como Fernando Groomer (aparador em inglês) - foi convidado para trabalhar com banho e tosa, e gostou tanto que começou a estudar a estética animal e não parou mais até se transformar no “cabeleireiro das pet celebridades”. Em 2013, ele foi convidado para ministrar cursos em Vila Velha e gostou tanto da região que decidiu ficar. Trabalhou em vários lugares e hoje tem o seu próprio negócio em Maria Ortiz, Vitória, onde mora com a esposa, dois filhos, e cinco cães: Sebastian, Salomon, Argos (poodles), Aruna (shih-tzu) e Jurema (buldogue francês).

Hoje, quem entra em seu empreendimento, vê na parede dezenas de certificados que comprovam seu profissionalismo em banho e tosa, hidratação e recuperação de pelagem. Tanta dedicação acabou atraindo cães e gatos influencers. Uma das clientes assíduas de Fernando é a @kate.shihtzu, que tem mais de 40 mil seguidores no Instagram e mora em Venda Nova do Imigrante. Sua dona é a analista de sistemas Isaura Rangel, que de 15 em 15 dias traz sua mascote até Vitória para passar por banho e tosa.

Eu ganhei a Kate de presente do meu namorado (hoje marido). “Como eu morava sozinha, ele a trouxe para me fazer companhia. Foi uma surpresa. Ela tinha 45 dias e cabia na palma da minha mão. Ela é muito boazinha e bem inteligente e obedece a alguns comandos, como dar a patinha, deitar, rolar e ficar em pé”.

Em 2016, Isaura resolveu fazer uma conta no Instagram para a Kate e foi um grande sucesso. “Até eu me surpreendi com a repercussão. Um dia coloquei um vídeo dela em cima de um muro dando pulinhos para cheirar as florzinhas, foram muitos comentários. E daí eu continuei postando a sua rotina e cada vez foi aumentando mais o número de seguidores. Ela chamou até a atenção de uma loja online, a Love Laços Pet, e acabamos fechando uma parceria. Eles me enviam os lacinhos e eu posto a Kate usando. As pessoas adoram! Enfim, a Kate virou até ‘garota-propaganda’, veja só”.

Segundo Isaura, a Kate adora o Fernando. “Eu faço parte de um grupo de whatsapp aqui do Espírito Santo só de donos de shih-tzu e estava à procura de um profissional de confiança para a Kate e tive ótimas recomendações dele, daí vim a Vitória, deixei ela lá, e adorei o serviço. Ele gosta muito de animais, é paciente... Você percebe todo esse amor. A Kate antes não gostava de fazer o banho e a tosa, mas com ele nunca mais tive problemas”.

Trio famoso: Gromer com Toddy, Layka e Clara, que adoram fazer pose. (Divulgação)

Os cachorrinhos Toddy, Layka e Clara também são clientes vip de Fernando. Assim como a Kate, eles têm uma conta no Instagram (@toddy_shihtzusfamily) e fazem bastante sucesso, reunindo mais de 30 mil seguidores. Os seus donos Ariana Mendonça, músico de orquestra profissional, e seu marido, Allan Costa Fernandes, Gerente Financeiro, que moram em Vitória, gostam muito do trabalho dele. “O Toddy desde filhote é atendido pelo Fernando, antes a gente tinha passado por vários especialistas em estética animal, mas ele sempre ficava estressado. Com o Fernando, não, os três voltam sempre felizes e bonitos para casa e para os posts. As pessoas adoram vê-los juntos em sua rotina. E somos muito cuidadosos, os três têm planos de saúde, são os nossos ‘filhos de quatro patas’ que amamos muito”, conclui Ariana.

Competição e prêmios

Lulu da Pomerânia antes da tosa de Fernando. (Divulgação)

Além de atender os clientes pets, Fernando também participa de competições de tosas nas categorias profissionais. Normalmente de poodle e spitz alemão (lulu da Pomerânia). “Primeiro, os jurados avaliam o respeito as regras, a postura profissional, o trato com os cães, a saúde do animal e, só depois, analisam o trabalho. O mais interessante para mim, nessas competições, não é necessariamente em que lugar eu vou ficar, é o aprendizado, ali estão ícones da tosa do mundo todo, eles dão dicas preciosas, e vale a pena aproveitá-las na sua vida profissional”.

Lulu da Pomerânia depois da tosa de Fernando. (Divulgação)

Este vídeo pode te interessar

Fernando já foi campeão no Espírito Santo, sétimo colocado na América Latina, em 2016, oitavo na América Latina e Europa, em 2017, terceiro em uma competição em Minas Gerais e décimo numa disputa só de spitz alemão na América Latina.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais