> >
8 termos preconceituosos para deixar de usar agora

8 termos preconceituosos para deixar de usar agora

Eles estão presentes no vocabulário popular e acabaram sendo naturalizados com o passar do tempo, mas suas origens e significados são carregados de discriminação. "Denegir", "gordice" e "homossexualismo" estão na lista.

Publicado em 12 de março de 2020 às 10:00

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
É o momento de repensar o vocabulário. (Freepik)

Os termos e palavras que compõem o vocabulário de uma sociedade são carregadas de história, influência e significado. Alguns tipos de discriminação - infelizmente - são tão naturalizados que herdamos termos preconceituosos como expressões comuns do repertório social. Mas a reprodução dessas palavras e termos estão com os dias contados, é o momento de nos atentarmos a isso e rever nosso “modo de dizer”.

A tal força do hábito nos faz ter o costume de usar termos que nem sabemos ao certo o significado, mas que a raiz da palavra está associada a um ou vários tipos de preconceitos, como racismo, machismo e xenofobia. Segue abaixo 10 expressões que você precisa colocar a mão na consciência sobre o uso delas:

  • 01

    Denegrir

    O significado da palavra é “tornar negro” e aí é que mora o problema. O termo é utilizado com o sentido de difamar, desqualificar algo ou alguém. Logo, o termo é bem racista pois associa a ideia de negritude a algo pejorativo.

  • 02

    Homossexualismo

    O sufixo “ismo” também é utilizado na língua portuguesa para identificar doenças. Como felizmente evoluímos, a orientação sexual de pessoas homossexuais já deixou de ser considerada patologia há muito tempo – desde a década de 90 -, mais pre, o que coloca o termo em desuso. A palavra deve ser substituída por homossexualidade.

  • 03

    Mulata (o)

    Em espanhol, a palavra "mulato" referia-se ao filhote macho do cruzamento de cavalo com jumenta ou de jumento com e?gua. A enorme carga pejorativa acontece quando o termo é utilizado para se referir a alguém que é filho de pai branco e mãe negra ou vice-versa.

  • 04

    Gordice

    A palavra é utilizada quando alguém exagera na comida ou ingere alimentos considerados não saudáveis. O termo assume um teor gordofóbico quando usado no sentido pejorativo, pois seu significado pode ser entendido como “agir como gordo” para tratar de um comportamento considerado “feio” ou inadequado.

  • 05

    Mercado negro

    Durante muito tempo, o termo foi utilizado para se referir ao comécio ilegal de itens variados. Associar a palavra “negro” a algo ruim é um ato racista, pois coloca seu antônimo – o branco – como superior e/ou ideal. O mesmo ocorre com a expressão “lista negra”. Você pode substituir por mercado clandestino.

  • 06

    Judiar

    Com o sentido de maltratar, torturar ou causar sofrimento, a palavra faz referência ao período em que o povo judeu foi vítima de perseguições. Além de ferir a dignidade de um povo, o termo é xenofóbico.

  • 07

    "Inveja branca"

    Neste caso, a palavra “branca” aparece com o objetivo de amenizar um sentimento ruim, a inveja. A questão é que a ideia do branco aparece como algo positivo, a expressão caracteriza uma “inveja boa”

  • 08

    "Fazer pelas coxas"

    A expressão se popularizou sendo utilizada para caracterizar um trabalho mal feito. O problema do termo é que ele surgiu também na época escravocrata. Pessoas escravizadas utilizavam as coxas para moldar telhas e devido ao formato diferente dessa parte do corpo de uma pessoa para outra, algumas telhas não encaixavam no momento de fazer o telhado.

Este vídeo pode te interessar

Informações obtidas por pesquisa da reportagem.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais